@ Notícias AEDLV

As lendas e os contos … Património Cultural Imaterial

As lendas e os contos … Património Cultural Imaterial

por Utilizador apagado -
Número de respostas: 0

Nos dias 7 e 10 de janeiro, a especialista na matéria, professora Isabel Morgado, esteve na Escola Básica com JI de Ribamar, numa atividade conjunta da Biblioteca Escolar e professoras de Português do 2º ciclo, a fim de reforçar a motivação dos alunos do 5º e 6º anos para a importância de ouvir, ler e conhecer o mundo mágico das lendas, contos de fadas e contos tradicionais.

Em sessões distintas foi deixada a cada turma o apelo para a preservação das lendas locais e de um conjunto de textos do mundo imaginário oral como forma de identidade das populações. Foi explicado aos alunos que a zona onde a escola se insere é rica em literatura de tradição oral, assim como no denominado património paralelo: superstições, rezas, crendices e mezinhas.

Os alunos participaram de forma bastante dinâmica, pois colocaram questões pertinentes que foram devidamente esclarecidas. Entre vários aspetos focados foi afirmado que as lendas das mouras encantadas nada têm a ver com a ocupação árabe, pois as mesmas são divindades anteriores à era pré-cristã, concretamente, ao período celta.

Os alunos ficaram entusiasmados em pesquisar algo de importante, nas suas aldeias, para integrar o projeto de recolha de património cultural imaterial que vai decorrer ao longo deste 2.º período letivo.

As professoras de Português