@ Notícias AEDLV

Sarau - 7A

Sarau - 7A

por Prof. Isabel Mergulhão Dias -
Número de respostas: 0

Sarau Medieval (7ºA)

No dia 18 de junho, a turma do 7º A, da Escola Dr. João das Regras, reconstituiu na aula de história, ao ar livre, um sarau de medieval. Esta experiência resultou de um desafio dos alunos: E se fossemos nós os protagonistas de um sarau no castelo com direito a música e tudo?

Por convite de suas majestades, o rei D. Afonso Henriques e D. Mafalda de Saboia, estiveram presentes muitos vassalos do seu reino, princesas, damas da corte e o divertido bobo. O Papa também marcou presença e o povo preparou o banquete a preceito.  Um descendente de um viquingue recordou-nos como foram duras e violentas as incursões dos seus antepassados, no século IX. Os músicos foram de excelência, não faltaram para a animar este dia. A linda música, Estampie, encoou pelo salão da torre de menagem.  

Desta vez, devido à pandemia que assolou o reino, não puderam estar presentes os jograis e trovadores para o momento de poesia.  Foi um sarau de máscara, por ordem de el-rei, porque nos tempos que correm há que prevenir a propagação da maldita “pistilência”. Sua majestade, ordenou também que o sarau acabasse cedo, pois vivem-se tempos difíceis de grandes sobressaltos que não permitem prolongar saraus no castelo e, acima de tudo, aproximam-se grandes batalhas contra o inimigo da fé cristã- os sarracenos, os crentes em Alá, que atormentam as noites e os sonhos de D. Afonso Henriques.

.

.


(Editado por Prof. Pedro Damiao - Monday, 21 de June de 2021 às 10:34)