@ Notícias AEDLV

COVID19 - Informação sobre casos positivos

COVID19 - Informação sobre casos positivos

por Prof. Pedro Damiao -
Número de respostas: 0


Caros Encarregados de Educação

Face ao elevado número de casos de alunos com teste positivo, que nos foram reportados nos últimos dias, recebemos a seguinte informação do sr. Delegado de Saúde, solicitando-se uma leitura atenta da mesma.

“Mediante a identificação de um caso positivo na turma do seu filho/educando, irá receber uma requisição para realização de teste COVID em laboratório da rede nacional de postos de colheita para COVID-19 [Exames sem papel].

 O teste emitido é um Teste Rápido de Antigénio (TRAg), que deve ser realizado tão precocemente quanto possível (idealmente até ao terceiro dia após o último contacto com o caso positivo).

Pode consultar neste endereço os locais disponíveis: https://covid19.min-saude.pt/infoadrpcc/ selecionando no "Tipo" - "Posto de Colheita COVID-19".

Em alternativa, pode ser realizado em laboratório ou farmácia aderente, não sendo necessário para tal a utilização de requisição.

 Pode obter a prescrição/consultar em https://servicos.min-saude.pt/utente/.

 Na sequência das alterações recentes à abordagem dos contactos de casos positivos, e mediante o conhecimento atual das dinâmicas de transmissão:

a) Deve ser mantida a vigilância habitual de sintomas: tosse, febre, diminuição do paladar ou olfato, falta de ar ou dificuldade em respirar, que podem também ser mais inespecíficos como diarreia, vómitos ou vontade de vomitar, dor de barriga, dores no corpo ou dor de cabeça, congestão nasal ou nariz a pingar, muitas vezes confundidos com o resfriado comum ou gripe. Pedimos que seja medida a temperatura corporal uma vez por dia.

EM CASO DE APARECIMENTO DE SINTOMAS DEVEM CONTACTAR A LINHA DE APOIO SNS24  (808 24 24 24) que realiza o encaminhamento e melhor orientação, mantendo o isolamento.

b) Não existe lugar a isolamento exceto se surgirem sintomas.

c)  Utilizar máscara cirúrgica, em qualquer circunstância, em espaços interiores e exteriores.

Pede-se a colaboração de todos em: “limitar as interações com outras pessoas, reduzindo as suas deslocações ao indispensável (escola – casa), e evitar o contacto com pessoas com condições associados a maior risco de desenvolvimento de COVID-19 grave.”

Para os curados de COVID-19 há menos de 180 dias, não existe indicação para realização de teste, mas deve manter-se atento ao aparecimento de sintomas, bem como manter as medidas de auto-proteção e distanciamento físico, restrição de contactos sociais e utilização de máscara.” Rodrigo Marques | Médico de Saúde Pública Pública | MD Public Health | Delegado de Saúde

Face ao acima exposto, devem os Encarregados de Educação continuar a informar os Professores Titulares de Turma / Diretores de Turma sempre que o seu educando tiver teste positivo para que possamos comunicar ao sr. Delegado de Saúde para os procedimentos acima referidos.

Lourinhã, 18 de janeiro de 2022

Pedro Damião

uc?id=1o_i23Ld047BavM14I09H95P65hQH1YkZ&export=downloaduc?export=download&id=1OxBnznSEOsX-0kedZ0Q8wsWLSkiHy1kv&revid=0BzTuSJaVgggaTnZUazdsVithd3dyUEgrYlF6S05QRGlzK2I4PQuc?export=download&id=1Ksp1EXETtDrkFhidanEQevx-qh4SNVsp&revid=0BzTuSJaVgggaRjFQNGRIekhaOWhFSHdIaHlsLzB1Tnl3aWVZPQ