@ Notícias AEDLV

"11.ª Edição das "Ortografíadas" | Aedlv

"11.ª Edição das "Ortografíadas" | Aedlv

by Prof. Isabel Mergulhão Dias -
Number of replies: 0

..

Realizou-se já a 1.ª Eliminatória do Concurso "Ortografíadas", neste ano, de novo dirigido aos segundo e terceiros ciclos. 


Com esta atividade pretende-se que os alunos desenvolvam a verticalização das aprendizagens; estimulem o aperfeiçoamento da caligrafia e consolidem o conhecimento relacionado com as regras de ortografia e da utilização dos sinais de escrita.

O concurso concretiza-se em três momentos distintos. Na primeira fase, que ocorreu entre a última semana de aulas do 1.º período e o mês de janeiro, os alunos  resolveram um exercício de  um texto lacunar com 20 espaços, correspondendo cada espaço a uma palavra. A cada palavra corretamente escrita, no espaço adequado, correspondia um ponto, num total de 20 pontos. Passaram à 2.ª eliminatória todos os alunos que tivessem  escrito corretamente 70% das palavras na prova da 1ª eliminatória. 

Na primeira eliminatória participaram todos os alunos e ocorreu numa das aulas de português.

A 2.ª eliminatória será constituída por um ditado de um texto narrativo retirado do manual de cada ano letivo e decorrerá em simultâneo para todos os alunos selecionados, em dia e horário a definir durante as últimas duas semanas de aulas do 2.º Período.

A terceira eliminatória decorrerá no 3.º período  e será constituída por uma
série de soletração de cinco palavras, na presença de um júri constituído por três docentes. 

Neste momento, já estão apurados os resultados da 1.ª eliminatória de todas as turmas do 5.º e 6.º anos, tendo participado 488 alunos (Escola EB Dr. João das Regras e Escola de Ribamar), ficando apurados 112 alunos 
No terceiro ciclo, falta ainda apurar os resultados de cinco turmas, mas até agora estiveram envolvidos na primeira eliminatória 300 alunos, estando já apurados para a 2.ª eliminatória 98 alunos.  
Departamento de português"