@ Notícias AEDLV

Circular n.º 8 - Aulas de Inglês (2.º ciclo e 3.º ciclo)

Circular n.º 8 - Aulas de Inglês (2.º ciclo e 3.º ciclo)

by Prof. Isabel Mergulhão Dias -
Number of replies: 0

Circular n.º 8

Aulas de Inglês (2.º ciclo e 3.º ciclo)

Como é do conhecimento de alguns Encarregados de Educação, existem 10 turmas sem professor da disciplina de Inglês.

Desde o início do ano lectivo que temos colocado as horas a concurso (Reserva de Recrutamento, com colocação a cargo da Direção Geral da Administração Educativa; Contratação de Escola, com recrutamento a cargo do Agrupamento), sem que seja colocado qualquer docente.

Tal como tem sido noticiado na comunicação social, existem grupos de recrutamento (disciplinas) para os quais há carência de docentes para satisfazerem as necessidades das Escolas, e no nosso caso, a disciplina de Inglês (2.º ciclo e 3.º ciclo) é a que neste momento se encontra em défice.

Desde setembro que temos colocado a concurso as horas para recrutamento de docentes para as turmas que estão em falta, sem sucesso. Ou não se apresentam candidatos a concurso ou, quando se apresentam, não dispõem das habilitações de acordo com o Despacho n.º 10914-A/2022 e não podem ser selecionados.

Temos conseguido colmatar algumas turmas, atribuindo horas (extraordinárias) a docentes já colocados no Agrupamento e que têm o seu horário completo, mas esta é uma tarefa complexa em razão dos horários dos docentes e das turmas estarem elaborados e nem sempre ser possível, neste momento, compatibilizar o horário dos professores com habilitação para a disciplina com o horário das turmas.

Continuamos a tentar encontrar solução para atribuição de docente de Inglês, colocando as horas ainda não preenchidas a concurso de Contratação de Escola e procurando alterar os horários por forma a dar resposta às necessidades. 

Lourinhã, 16 de novembro de 2022       

O Diretor

Pedro Damião