@ Notícias AEDLV

CORTA-MATO ESCOLAR DO AGRUPAMENTO

CORTA-MATO ESCOLAR DO AGRUPAMENTO

por Prof. Isabel Mergulhão Dias -
Número de respostas: 0

CORTA-MATO ESCOLAR DO AGRUPAMENTO

-


No passado dia 7 de dezembro, durante a manhã, no Estádio Municipal da Lourinhã e terrenos adjacentes, realizou-se o Corta-Mato do Agrupamento, tendo estado envolvidos 711 alunos.

Retomámos, assim, uma atividade inserida no Plano Anual de Atividades (PAA) com largos anos de tradição no Agrupamento (EB Ribamar e EB Dr. João das Regras) e que desenvolve potencialidades físicas e psicológicas, que contribuem para o desenvolvimento global dos jovens, sendo um momento privilegiado para fomentar hábitos saudáveis, competências sociais e valores morais, de entre os quais se destacam: Responsabilidade, Disciplina, Perseverança, Humanismo, Respeito, Solidariedade e Dedicação. Estes valores constam do PASEO (Perfil dos Alunos à Saída do Ensino Obrigatória) e apontam para uma educação escolar em que os alunos constroem e sedimentam uma cultura científica e artística de base humanista.

Estamos, desta forma, perante uma das atividades mais completas e envolvente no que respeita o currículo e a educação para a cidadania, assegurando na sua realização a qualidade da educação inclusiva possibilitadora da aprendizagem ao longo da vida. Efetivamente, TODOS os alunos puderam participar e aprender, do 4.º Ano ao 9.º Ano de escolaridade das escolas EB Ribamar e EB Dr. João das Regras, incluindo os alunos da Unidade da Multideficiência.

Além dos alunos e professores de educação física, estiveram envolvidos outros professores do agrupamento, auxiliares de ação educativa, pais, encarregados de educação e ainda os bombeiros e a GNR. Ou seja, em todos os momentos desta experiência de aprendizagem os alunos vivenciaram uma situação real, no caso, uma prova desportiva, tendo de mobilizar valores e competências que lhes permitiram intervir, tomar decisões livres e fundamentadas, dispondo assim de uma capacidade de participação ativa, consciente e responsável. Houve, efetivamente, aprendizagem.

                                                        Departamento de Educação Física