@ Notícias AEDLV

Projeto AEDLV Solidário e o 5ºA

Projeto AEDLV Solidário e o 5ºA

by Prof. Isabel Mergulhão Dias -
Number of replies: 0

Projeto AEDLV Solidário e o 5ºA

. 

No âmbito da Articulação Curricular Horizontal e do Projeto AEDLV Solidário, os docentes das várias disciplinas do 5ºA uniram-se  e trabalharam o tema da Solidariedade.

 Na disciplina de EMRC trabalharam o relacionamento interpessoal e os valores, em Português escreveram textos e fizeram um cartão alusivo ao Dia Internacional da Solidariedade Humana, em Inglês traduziram o que foi escrito em Português utilizando pequenas palavras e na Hora da Turma refletiram e debateram o tema da Solidariedade, do respeito pelo outro, da participação e da colaboração.

As crianças nascem sem saber o que é a solidariedade, esta deve ser ensinada sobretudo através de exemplos e os pais têm um verdadeiro papel de destaque nesta aprendizagem. Os pais devem em colaboração com a escola ensinar as crianças a colocarem-.se no lugar do outro e a ter condutas como partilhar, ajudar e respeitar. Nos dias de hoje e com a situação atípica em que se viveu tem existido um crescente reconhecimento da importância da interação com os pares e para com a sociedade. O isolamento social, tem-se refletido na aquisição de linguagem, valores morais e sentimentos de agressividade.

Ensinar o que é a solidariedade é uma forma de ter, no futuro, cidadãos mais humanos e cientes das suas responsabilidades com os outros.

A nossa união na elaboração do cartão, nos debates nas várias disciplinas e no ensinamento em casa, uniu todos os Encarregados de Educação na oferta de um cabaz de alimentos a uma família. Sob o lema:

“A falta de alimento gera pessoas desnutridas, mas a falta de sentimentos gera pessoas depressivas”.

                                                                             A Diretora de Turma do 5ºA

                                                                                          Ana Mafalda Gomes