@ Notícias AEDLV

Dia +Contigo

Dia +Contigo

por Prof. Isabel Mergulhão Dias -
Número de respostas: 0

Dia +Contigo

.

No dia 10 de março, o Agrupamento de Escolas D. Lourenço Vicente (AEDLV) comemorou, mais uma vez, o ”Dia +Contigo” com a participação de todas as turmas dos oitavos anos. A partir de um conjunto de ateliês rotativos, pretendeu-se dar visibilidade ao Programa +Contigo, o qual é promotor da saúde mental e do bem-estar emocional, e proporcionar aos alunos um dia lúdico, mas revestido de significado. Pela manhã, na escola Dr. João das Regras, os alunos tiveram a oportunidade de realizar uma atividade de Parkour, tendo este desafio posto à prova os limites pessoais de cada um e contribuído para uma melhoria da sensação de bem-estar físico e mental. O ateliê de pintura do mural “+ Contigo” trouxe um momento de escrita de mensagens que permitiram trabalhar a autoestima e o pensamento positivo, incentivando os alunos à reflexão sobre a importância do amor próprio e da empatia pelo próximo. A participação na “Sala Sensorial” ofereceu aos alunos uma experiência diferente - uma espécie de viagem a um mosteiro tibetano, através de um concerto de taças tibetanas, tendo sido possível abordar formas de relaxamento, através da terapia de som, proporcionando uma sintonia energética entre o corpo e a mente.

Neste dia de grande comemoração, não poderia faltar uma experiência artística, pelo que houve lugar para o ateliê “Bué d´’Artes”. Na “Sala do Croché” treinou-se a motricidade fina, aprendendo a arte do croché e da construção de mandalas com lãs. Foi um momento promotor de partilha, de escolhas e de criatividade. Na sala de Educação Tecnológica, a proposta artística consistiu na construção do “Sofá +Contigo” a partir de paletes, onde se ouviram martelos, serrotes, grosas e limas. A “melodia final” resultou em pleno e estará disponível para o usufruto da comunidade, no espaço escolar. Para rematar a manhã, o almoço foi partilhado e bem guarnecido pelas deliciosas sobremesas confecionadas pelos pais e encarregados de educação. Finalizámos a tarde com uma aula de Zumba e Aero, pelo que o campo da escola-sede se encheu de alunos, alguns funcionários, professores, psicóloga e enfermeiras da saúde escolar, os quais fizeram questão de marcar presença e de (tentar!) dançar em uníssono.

Na escola de Ribamar o dia começou bem cedo com uma receção aos alunos e o visionamento de dois pequenos documentários que lhes permitiram relembrar os objetivos do programa. Para este dia foram organizados quatro espaços diferentes, dando oportunidade aos alunos de experienciarem várias emoções, descobrir talentos e divertirem-se num dia que foi pensado para eles.

Os alunos, ao circularem pelos espaços, foram descobrindo as várias surpresas que lhes foram preparadas e, entre sorrisos e perguntas, a manhã foi passando. Ao entrarem na sala sete, entraram num mundo de relaxamento, os sons da escola deixaram de se ouvir dando lugar a um silêncio profundo. Numa dimensão diferente, foram convidados a sentir os efeitos da meditação e da terapia de som. O som ao vibrar no interior do corpo atua no organismo harmonizando-o energeticamente, desencadeando a cura dos planos espiritual, emocional, mental e físico. Para os alunos foram “momentos únicos”, ditos na primeira pessoa.

No que toca às “Artes Marciais”, a proposta foi ao encontro na melhoria da coordenação motora e do desenvolvimento da autodisciplina, do autocontrolo, bem como da gestão do stress. Na sala um, transformada em a “arte do macramé” e, com a boa vontade da Encarregada de Educação do nosso aluno André, os fios foram cortados e colocaram-se mãos à obra. O que parecia difícil tornou-se fácil e, nó a nó, todos os alunos tiveram direito a uma bolsa para o telemóvel.

Na sala quatro, durante a manhã crescia o movimento, a mesa era enriquecida com as várias iguarias que os alunos iam trazendo. O mural intitulado “palavras sentidas” começava a compor-se e mensagens positivas iam surgindo. A curiosidade surgia na “árvore dos elogios”, os alunos iam espreitar à procura duma mensagem para eles e assegurar que as suas estavam ali para serem entregues. Os elogios foram mais de cem e todos foram contemplados: houve para alunos, professores e “contínuos” como eles carinhosamente chamam.

O nosso dia de atividades na Dr. João das Regras e em Ribamar terminou com a partilha do “Bolo +Contigo” e com a distribuição dos “Frasquinhos dos Afetos”, onde ficaram guardados os textos sobre emoções trocados entre pais/ encarregados de educação/ pessoas de referência e os alunos.

A equipa +Contigo do AEDLV agradece aos alunos, professores e funcionários do AEDLV, aos encarregados de educação, aos pais, ao Espaço RaiZen, ao ATIVO Fitness Club e à Câmara Municipal da Lourinhã – em especial à Dra. Teresa Clímaco – pela sua total disponibilidade para tornarem possível a concretização deste Dia +Contigo, que tanta alegria trouxe aos corações dos nossos alunos.

A Equipa +Contigo