@ Notícias AEDLV

La Chandeleur

La Chandeleur

by Deleted user -
Number of replies: 0

[+] Ver as fotografias

Em França, no dia 2 de Fevereiro, celebra-se “La Chandeleur”, a Candelária, o Dia da Luz, 40 dias depois do Natal. O nome tem origem na palavra « candeia ». A tradição nasceu na época dos romanos. Era uma festa celebrada em honra do deus Pan. Durante toda a noite, os fiéis andavam nas ruas de Roma acenando tochas. Hoje, a Candelária é o dia dos crepes e constitui um momento mágico no seio das famílias francesas. Até há quem diga que, se se fizerem os crepes saltar com a mão direita, tendo uma moeda na mão esquerda, e se o crepe cair na frigideira direito, isso irá garantir prosperidade para toda a família ao longo do ano.

Nos dias 2 e 5 de fevereiro comemorou-se “La Chandeleur” nas E.B de Ribamar e Dr. João das Regras respetivamente, a fim de celebrar esta tradição francesa e dá-la a conhecer a toda a comunidade escolar. 

Assim, os alunos envolvidos puderam confecionar, vender e provar os tão saborosos crepes e agradecem a todos os que colaboraram. A verba destina-se à próxima Visita Cultural a França.

Deixa-se aqui a receita para quem quiser experimentar em casa e divulgam-se algumas fotos da atividade.

Sílvia Barros