@ Notícias AEDLV

Visita Cultural a França (Poitiers/Paris)

Visita Cultural a França (Poitiers/Paris)

por Utilizador apagado -
Número de respostas: 0

[+] Ver as fotografias

No passado dia 17 de março, 50 alunos do Agrupamento de Escolas D. Lourenço Vicente, das E.B. Dr. João das Regras e de Ribamar, integraram uma Visita Cultural a França (Poitiers/Paris) onde tiveram a oportunidade de visitar e descobrir inúmeros locais, monumentos, vivenciar várias experiências, conhecer e conviver com os correspondentes franceses em Deuil-La-Barre, vila geminada com a Lourinhã.

Em Poitiers, viveram momentos únicos ao assistirem a filmes em 3 e 4D e, em Paris, deslumbraram-se com as maravilhas da "Cidade Luz".

O contacto com os alunos do Colégio Emilie du Châtelet, em Deuil-La-Barre, foi um momento de grande interesse pois os alunos franceses e portugueses tiveram a oportunidade de se conhecer pessoalmente, trocar experiências, comparar as duas realidades de ensino, realizar atividades em conjunto, permitindo aos nossos alunos desenvolver e aperfeiçoar a língua francesa. O desejo da continuidade deste projeto foi, uma vez mais, reiterado, por parte de todas as entidades francesas envolvidas. A visita aos diferentes locais permitiu aos discentes um conhecimento mais alargado do que é estudado em sala de aula e contactar directamente com a cultura francesa.

Destaca-se, ainda, a elaboração de um painel em azulejo, representativo deste intercâmbio escolar, pintado pelo professor José Alcides, que foi oferecido ao Colégio Emilie du Châtelet, assim como as várias ofertas dos Encarregados de Educação às diferentes entidades envolvidas, nomeadamente os quadros pintados pela mãe e aluna número três, Andreia Faria, da turma C, do oitavo ano.

Foi uma semana vivida intensamente onde se destaca a postura exemplar de todos os intervenientes (alunos e professores) que, em conjunto, contribuíram para o sucesso deste projeto e para que o nosso Agrupamento fosse representado de forma digna em terras gaulesas.

Em breve serão expostos as fotografias e o Diário de Bordo desta Visita Cultural 2012, nas Escolas Básicas Dr. João das Regras e Ribamar.

A coordenadora do projeto, Sílvia Barros