@ Notícias AEDLV

Tradição/Festividade: “Pão por Deus”

Tradição/Festividade: “Pão por Deus”

por Utilizador apagado -
Número de respostas: 0

[+] Ver as fotografias

No âmbito do projeto Património Cultural Imaterial, os alunos do 6.º ano de escolaridade da Escola Básica com JI de Ribamar, na disciplina de Português realizaram entrevistas a pessoas com mais de 60 anos sobre um conjunto de questões relacionadas com a tradição/ festividade desses tempos.

Da análise das entrevistas chegou-se a conclusões muito interessantes e os alunos verificaram que os hábitos eram diferentes devido a situações de extrema pobreza e a hábitos culturais. As crianças iam ao “Pão por Deus” depois de irem à missa e era para elas um dia festivo e muito aguardado.

Assim, em parceria com a BE está patente a toda a comunidade escolar uma exposição com os ingredientes  “Pão por Deus”  recebidos pelas crianças de há 60 e mais anos e os atuais. Também uma mostra significativa de sacos, desde os de pano-cru, ao de trapos até aos dos nossos dias. A par, um conjunto de poemas elaborados pelos alunos do 5.º ano sobre a mesma temática.

Fica o agradecimento às Assistentes Operacionais D. Fátima Miranda e D. Natália Gomes, pela colaboração e contributo para a exposição.

 Visite a exposição!

 Grupo de Português e equipa da BE da EB com JI de Ribamar