@ Notícias AEDLV

O CAMINHO DO “MUNDO FASCINANTE DOS CONTOS DE FADAS NA EUROPA” PASSOU PELA TURQUIA

O CAMINHO DO “MUNDO FASCINANTE DOS CONTOS DE FADAS NA EUROPA” PASSOU PELA TURQUIA

por Utilizador apagado -
Número de respostas: 0

[+] Ver as fotografias

O projeto "O Mundo Fascinante dos Contos de Fadas na Europa", do Agrupamento de Escolas D. Lourenço Vicente, continuou o seu caminho com mais uma mobilidade, desta vez em Suhut, Turquia, de 20 a 27 de abril.

Foi uma semana muito intensa em que cada dia foi repleto de trabalho, coisas para ver e pessoas para encontrar.

Destacou-se:

- a receção na escola de Suhut, através da Celebração da Primavera - os alunos e os professores esperavam-nos no recreio da escola e mostraram-nos algumas das suas tradições: cânticos, danças, jogos, etc.

- O Dia das Crianças (23 de abril) foi também uma grande festa na escola dos nossos parceiros da Turquia - é um dos cinco dias nacionais muito importantes na Turquia como celebração da sua independência e criação da República e, novamente, foi um prazer ver a forma como mantêm viva as suas tradições e patriotismo. 

- As visitas a Afyon, onde ficámos hospedados, e a Konya, uma cidade fantástica. No caminho, falámos de 2 personagens dos seus riquíssimos contos tradicionais, muito populares na Turquia: Nasreddin e Keloğlan.

- A receção pelas entidades oficiais: o governador de distrito, o presidente da Câmara e o responsável distrital pela educação.

- Os momentos de convívio e aprendizagem que proporcionaram um mais profundo conhecimento dos hábitos culturais turcos: as refeições típicas, a noite Henna (uma festa antes do casamento), o Narguilé e o chá turco (sinais da extraordinária hospitalidade turca), o banho turco, o workshop sobre Ebru (a arte turca de papel marmorizado com efeitos impressionantes… uma maravilha!

- As sessões de trabalho, parte importante da mobilidade, onde avaliámos o trabalho já realizado e preparámos as atividades futuras: o calendário 2014, o evento Sleepover (sarau com contos de fadas), o dicionário dos contos de fadas, as músicas e contos tradicionais de cada uma dos países parceuiros, etc

- A cerimónia de entrega da EUgenia à Roménia. A EUgenia fez a viagem da Turquia à Roménia na companhia de um novo amigo.... ele é romeno e chama-se EUgenio.

Agora, encetámos o caminho que nos levará até à próxima etapa do projeto que se concretizará na mobilidade à Roménia, de 1 a 8 de junho próximo.

(Editado por Prof. Pedro Damião - envio origianl Quarta, 8 Maio 2013, 10:27)