@ Notícias AEDLV

O Agrupamento de Escolas e Jardins de Infância D. Lourenço Vicente esteve na Roménia

O Agrupamento de Escolas e Jardins de Infância D. Lourenço Vicente esteve na Roménia

por Utilizador apagado -
Número de respostas: 0

Entre 1 e 8 de junho de 2013, três docentes do Agrupamento de Escolas D. Lourenço Vicente, deslocaram-se a Tulcea, Roménia, no âmbito do Projeto Comenius “O Fascinante Mundo dos Contos de Fadas na Europa”, onde a boneca Eugénia é a personagem principal desta parceria, tendo passado algumas semanas na Roménia.

Este Projeto tem a duração de 2 anos e envolve 8 países: Alemanha, França, Grécia, Roménia, Suécia, Turquia, Croácia e Portugal.

Nesta mobilidade participaram os docentes: Victor Marques, Coordenador deste Projeto em Portugal; Guida Venâncio, da EB da Praia da Areia Branca, e Isabel Santos, da EB de Zambujeira.

Evidenciamos o empenho desta fantástica comunidade que nos recebeu, uma vez que os parceiros envolvidos neste encontro foram calorosamente recebidos pela comunidade Romena: docentes, pais, alunos, entidades oficiais/locais e restante comunidade educativa.

Num verdadeiro espirito de partilha, companheirismo e troca de experiências, todos os parceiros participantes colaboraram nos workshops relacionados com o tema do Projeto e participaram no conhecimento mútuo e nas tradições orais/locais deste país; nomeadamente folclore, gastronomia, património arquitetónico e natural. Cada parceiro teve também a oportunidade de dar a conhecer algumas das suas tradições.

A equipa foi recebida na Scoala Gimnaziala “Ion luca Caragiale”, Tulcea, e por várias entidades locais e pôde contactar de perto com o sistema educativo Romeno e com as crianças, participando ativamente em atividades preparadas pelas mesmas e relacionadas com o tema do Projeto: canções, dramatizações e danças tradicionais.

Este encontro serviu também para que cada parceiro tomasse conhecimento das atividades realizadas até ao momento e tomar decisões sobre as próximas atividades a realizar. A nossa mascote, Eugénia, viajará agora até à Suécia onde, certamente, terá muito para conhecer.

Isabel Santos