Caros(as) Colegas
No final da minha carreira profissional, percorrida lado a lado com muitos de vós (com alguns durante mais tempo e mais próximo - é o caso da Educação Pré-escolar e do 1.º Ciclo) não podia deixar de vos dirigir uma simples e breve mensagem de gratidão e apreço, pelo que, todos e cada um em particular, contribuíram para que, neste momento, olhando para trás, e não esquecendo algumas vicissitudes, possa dizer que tive a felicidade, a sorte e o privilégio de vos ter como companheiros nesta caminhada.
Confrontado com os possíveis conceitos de DESAPEGO, não o encaro na perspetiva de “soltar”, ”deixar ir”, “deixar partir”, “viver o presente sem o peso do passado”. Se assim fosse, nada da nossa vida valeria a pena, pois, tudo seria demasiado fútil e volátil. Aceito-o, isso sim, na perspetiva de que todos devemos estar conscientes da nossa finitude e que todos somos passageiros.
Termino com uma frase de Antoine de Sant-Exupéry: “Aqueles que passam por nós não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós.”
Quero garantir-vos que poderão sempre contar com o pouco que, porventura, deixei de mim e nunca esquecerei o muito que trouxe de vós.
Um grande abraço!
Joaquim Simões