@ Notícias AEDLV

Teatro "O foral da Lourinhã"

Teatro "O foral da Lourinhã"

por Utilizador apagado -
Número de respostas: 0

Peça de Teatro "O Foral da Lourinhã"


Sete colectividades lourinhanenses recebem, entre Abril e Junho, a apresentação da peça de teatro “O Foral da Lourinhã”, levada à cena pelo Clube do Património “Máquina do Tempo”, constituído por jovens alunos da Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos Dr. João das Regras.

Numa encenação original e dinâmica da lourinhanense Ana Rosa Abreu, a apresentação conta, de um modo muito acessível, a história do território ‘Lourinhã’, desde os primórdios da civilização. Fala-se sobre os povos que aqui viveram, comerciaram e guerrearam, das suas culturas e hábitos de vida, bem como do contributo para a formação da identidade que hoje é partilhada pelos habitantes do concelho.

Num registo criativo e irreverente, os alunos dão a conhecer a identidade e o património construído ao longo de séculos, que se materializa em plena reconquista cristã (século XII) com a doação da Lourinhã, por D. Afonso Henriques, ao fidalgo francês D. Jordão, como recompensa pelos valorosos serviços prestados na conquista de Lisboa aos mouros. Para atrair povoadores ao território da Lourinhã, D. Jordão, com autorização do nosso primeiro rei, concede aos seus habitantes uma carta de foral (cerca de 1160), na qual foram registados os respetivos direitos e deveres.

Apresentada pela primeira vez, em Dezembro de 2013, no Congresso Local do Património Cultural Imaterial, a peça “O Foral da Lourinhã”, enquanto testemunho da história e identidade do concelho, vai agora ao encontro das populações que habitam o território concelhio, potenciando assim a salvaguarda do património.

A organização da iniciativa cabe ao Município da Lourinhã e ao Clube do Património “Máquina do Tempo” - projecto com seis anos de existência, desenvolvido em parceria pela Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos Dr. João das Regras e pelo Museu da Lourinhã, contando com a coordenação da docente Rosário Cruz e da técnica do Museu da Lourinhã, Carla Abreu.

As Juntas de Freguesias do concelho associaram-se, desde logo, a este projecto de itinerância, acolhendo a apresentação nas coletividades das diferentes áreas territoriais.

A Associação Cultural Desportiva e Recreativa do Reguengo Grande constitui o primeiro ponto desta itinerância, no dia 26 de Abril, pelas 21h30, seguindo-se as localidades da Ventosa, Paço, Ribamar, Marteleira, Moita dos Ferreiros e Atalaia, de acordo com a calendarização em baixo.

Calendarização das apresentações

Dia 26 de Abril (sábado)
21h30 - Associação Cultural, Desportiva e Recreativa do Reguengo Grande

Dia 27 de Abril (domingo)
16h00 - Associação Cultural e Recreativa da Ventosa

Dia 3 de Maio (sábado
21h30 - União Recreativa, Desportiva e Cultural do Paço

Dia 4 de Maio (domingo)
15h30 - Salão Paroquial de Ribamar

Dia 24 de Maio
21h30 - Associação Cultural e Social da Marteleira

Dia 31 de Maio (sábado)
21h30 - Centro de Cultura e Recreio da Moita dos Ferreiros

Dia 14 de Junho (sábado)
21h30 - Associação Desportiva e Recreativa Marítimo da Atalaia

Fonte: Alvorada