@ Notícias AEDLV

10ª Semana da Leitura

10ª Semana da Leitura

por Utilizador apagado -
Número de respostas: 0

Nas semanas de 4 a 15 de abril decorreu mais uma edição da Semana da leitura dinamizada pelas bibliotecas escolares do agrupamento, este ano subordinada ao tema “Elos de leitura”.

A BE da EB de Ribamar proporcionou aos alunos, comunidade escolar e outros uma viagem à volta do livro de Antoine de Saint-Exupéry, O Principezinho.

Assim, no primeiro dia de aulas do 3º período, alunos e professores foram surpreendidos por um conjunto de quadros pintados à mão pela AO Dª Natália Crespo representativos da viagem do Principezinho pela galáxia até à sua chegada ao deserto do Saara, no planeta Terra. Para além desses quadros, houve uma mostra representativa de alguns elementos físicos principais da obra.

As pinturas expostas em sete espaços escolares fizeram com que os participantes caminhassem em duplo sentido: literal e figurado/metafórico. Na viagem percorrida entre o átrio, corredores e biblioteca ofereceu-se um encontro com os ensinamentos/pensamentos desse inteligente menino louro, dono de uma voz muito fininha e cativante, e a (re) descoberta da obra pela leitura de alguns excertos.

Para que a comemoração da Semana da Leitura atingisse os objetivos pretendidos, foi preciosa a colaboração das AO, dos alunos do 5ºF, 5H, 8ºF, 9ºD (na dramatização de excertos da obra e dos alunos do Professor Paulo Duarte na ajuda da pintura de alguns painéis), dos cafés aderentes “Riviera”, “Monserrate”, “Paraíso”, Padaria de Ribamar, Pizza  &Companhia, do restaurante “Chico Neto” e do Centro Social de Ribamar.

Concluindo, mais uma vez a leitura permitiu criar elos/laços de proximidade entre os elementos da comunidade escolar e a população de Ribamar, numa partilha sempre enriquecida pela descoberta do prazer dos livros. A leitura permite-nos viajar e repensar modos de vida. Continuem a viajar na leitura e não se esqueçam de uma das mensagens desta obra magnífica:

“Adeus - disse a raposa.- Vou-te contar o tal segredo. É muito simples: só se vê bem com o coração. O essencial é invisível aos olhos…”

Parabéns e muito obrigada a todos pelo vosso empenho e participação!

A equipa pedagógica da BE