@ Notícias AEDLV

Exposição - Biblioteca Escolar EB Ribamar

Exposição - Biblioteca Escolar EB Ribamar

por Utilizador apagado -
Número de respostas: 0

Pedro Alecrim: exposição na BE de Ribamar


Ao finalizarmos o 1.º período, vimos mostrar alguns dos resultados das leituras desenvolvidas nas aulas de Português do 2.º ciclo, no tempo semanal dedicado às obras de educação literária.

Os alunos do 6.ºano iniciaram a leitura da história de um rapaz chamado Pedro Alecrim que num discurso simples relata as suas rotinas escolares e familiares. Fala de um Portugal rural, realidade estranha para os nossos alunos, que desconhecem muitas das alfaias agrícolas e objetos escolares referenciados no texto.

No entanto, apesar dessas grandes diferenças, o protagonista é uma criança igual a tantas outras.  Frequenta com sucesso o 6.ºano de escolaridade, tem amigos, sonhos …e fala-nos de valores essenciais a todas as gerações: a amizade, a entreajuda, o empreendedorismo e a solidariedade.

Assim, para os mais curiosos, aconselhamos uma visita à exposição no espaço da BE de Ribamar para observarem de perto alguns desses objetos trazidos de baús de memórias do século passado. Podem tirar fotos e partilhar nas redes sociais!

Deixamos um desafio aos alunos e famílias: ler outras obras do escritor António Mota. Basta requisitar no espaço das bibliotecas escolares e/ou municipal.

 As Professoras de Português do 6.ºano (EB Ribamar)