@ Notícias AEDLV

Incentivar à leitura | FRASES

Incentivar à leitura | FRASES

por Prof. Isabel Mergulhão Dias -
Número de respostas: 0

Incentivar à leitura | FRASES 

(atividade desenvolvida em várias turmas, na disciplina de português)

No segundo cenário de aprendizagem, Vantagens de saber voar… Ou Apresentação do Projeto de leitura “Um livro sempre à mão”, na etapa "Aplicação e criação", propusemos a seguinte atividade de escrita:

CA2.png

O professor solicita a cada par a elaboração de uma frase sobre a leitura que possa incentivar as pessoas a  ler E / OU que releve a importância da leitura.

O cenário teve como "Ponto de partida", uma conversa sobre a leitura balizada por algumas questões para debate. Logo a seguir, foi visionada a curta metragem  “Os fantásticos livros voadores do Sr. Morris Lessmore”.

Foram distribuídas aos alunos "tirinhas" a fim de escreverem as suas frases de incentivo. As tirinhas foram recolhidas e lidas em voz alta.

Tinhas.jpg

Desta vez, pela professora e de forma anónima. Posteriormente, foram publicadas numa página a fim de serem partilhadas e divulgadas.

post-it.png
Entretanto, surgiu a situação de poder sugerir que os alunos trouxessem também, de casa, a opinião de familiares. Este é um trabalho que ainda está a ser feito.

Clicar em cima da imagem do quadro com post-it para ver o resultado final