@ Notícias AEDLV

Encerramento das Escolas - Informação à Comunidade Educativa

Encerramento das Escolas - Informação à Comunidade Educativa

por Prof. Pedro Damiao -
Número de respostas: 0

ENCERRAMENTO DAS ESCOLAS


Conforme decidido no Conselho de Ministros de hoje, 21 de janeiro, em virtude da evolução da pandemia, são suspensas a partir de amanhã, dia 22 de janeiro, inclusive, até ao dia 5 de fevereiro, as atividades letivas e educativas, desde a educação pré-escolar  até ao 9.º ano

Durante o período de suspensão das atividades letivas, os alunos deverão manter-se responsavelmente em confinamento no seu domicílio, de acordo com as regras determinadas no âmbito do estado de emergência para controlo da pandemia.

Após o dia 5 de fevereiro, caso se mantenha a necessidade de encerramento das Escolas, será retomada a atividade letiva em regime não presencial, de acordo com o plano elaborado pelo Agrupamento no 1.º período, tendo em vista esta eventualidade.

Em função da evolução e duração da suspensão das atividades letivas e educativas, poderão vir a ser introduzidas alterações ao calendário escolar, para compensar e apoiar os alunos. 

Exceções ao encerramento das Escolas

Contudo, estará aberta a Escola de Acolhimento para acompanhamento dos filhos ou outros dependentes a cargo de trabalhadores de serviços essenciais (de acordo com a lei) e para fornecimento de refeições a alunos beneficiários dos escalões A e B da ação social escolar, com o envolvimento das autarquias locais, a fim de garantir a disponibilização das refeições necessárias.

Caso seja necessário, as Escolas estarão também abertas para prestar os apoios terapêuticos prestados nos estabelecimentos de educação especial, nas escolas e pelos Centros de Recursos para a Inclusão, bem como o acolhimento nas unidades integradas nos Centros de Apoio à Aprendizagem, para os alunos para quem foram mobilizadas medidas adicionais, salvaguardando-se as orientações das autoridades de saúde.  

Estes serviços serão apenas prestados a partir do dia 25 de janeiro, 2ª feira, inclusive, em resultado da determinação da Autoridade de Saúde Local para o encerramento das Escolas aos alunos no dia de amanhã, para fins de higienização dos espaços.

Fiquem bem. Fiquem em casa. Pela vossa saúde. Pela saúde de todos nós.