@ Notícias AEDLV

Biblioteca da Escola Básica de Ribamar – exposição José Saramago

Biblioteca da Escola Básica de Ribamar – exposição José Saramago

por Prof. Isabel Mergulhão Dias -
Número de respostas: 0

Biblioteca da Escola Básica de Ribamar 

exposição José Saramago

.

Na próxima semana, dia 16 de novembro, comemora-se o centenário do nascimento do escritor José Saramago e a biblioteca escolar da EB de Ribamar proporciona a todos os alunos e restante comunidade escolar uma mostra de trabalhos de projeto executados por alunos do 2.ºciclo com a colaboração das suas famílias. Essa mostra resulta da (re)leitura do título da literatura infantojuvenil “A maior flor do mundo” e permitiu o desenvolvimento de um projeto de articulação entre disciplinas do currículo.

Trata-se de uma exposição temporária dividida em três núcleos, de forma a responder às diferentes propostas relacionadas com a comemoração de Saramago.

No acesso ao piso da BE há uma flor em tamanho grande, projeto da autoria da prof.ª Judite Adónis (EV), executado em colaboração com as professoras M.ª do Céu Quintans (EV) e Margarida Beja (MAT), assim como um conjunto de plantas/flores naturais semeadas pelos alunos do 5.ºG e do 5.ºH, relativamente à disciplina de CN, da prof.ª Ana Mafalda Martins.

No interior da BE, dois apontamentos expositivos: construção de flores, trabalhos de projeto com recurso a diversos materiais, dos alunos das 3 turmas do 5.ºano das professoras Lurdes Neto e Paula Gonçalves e exposição de “Sacos Pão por Deus Literário”, trabalhos dos alunos das turmas 6.ºG e 6.ºH.

Também se encontra disponível informação biográfica e bibliográfica do único escritor português premiado com o prémio Nobel da Literatura, no ano de 1998.

Felicitamos todos os que trabalharam com entusiasmo a fim de responder ao desafio das professoras de Português em parceria com a BE. Estendemos os nossos agradecimentos às AO Irene Alfaiate, Liliana Teodoro, Catarina Moreira e à ex-AO Jéssica Santos. Todas demonstraram genuína dedicação para a concretização da atividade.

Muito obrigada pela participação de todos os que possibilitam que a biblioteca seja um espaço acolhedor e de compromisso lúdico-pedagógico.

Lurdes Neto, em nome da Equipa Pedagógica da Biblioteca da EB com JI de Ribamar