@ Notícias AEDLV

A água na Natureza e a água na Literatura

A água na Natureza e a água na Literatura

por Prof. Isabel Mergulhão Dias -
Número de respostas: 0

A água na Natureza e a água na Literatura

BE e DAC 5.ºAno Ribamar

. 

A Biblioteca Escolar da Escola Básica com JI de Ribamar disponibiliza à comunidade escolar uma exposição relativa ao elemento água na natureza e na literatura, envolvendo as disciplinas de Ciências Naturais e de Português.

Os trabalhos desenvolvidos pelas turmas 5.ºF, 5.ºG e 5.ºH “A água na Natureza e na Literatura”, no âmbito do Domínio de Articulação Curricular (DAC), visam sensibilizar os alunos para a noção de conceitos importantes.

Falamos da sustentabilidade da água e da poupança desse recurso natural tão valioso para a vida, matéria estudada a nível das Ciências Naturais e da descoberta “A beleza física” através da água, nomeadamente com a história “A Fada Oriana “, de Sophia de Mello B. Andresen.  

Quando descobre a sua beleza através da água do rio, a Fada Oriana valoriza a vaidade e passa muito tempo a admirar-se. Ela esquece os seus compromissos pessoais e a promessa feita à Rainha das Fadas. A água surge como ponto de partida para o abandono da floresta e de todos os seres que aí viviam.

Trata-se de uma exposição dinâmica que conta ainda com a participação de duas turmas do 8.ºano, 8.ºG e 8.ºH com o projeto “Influência da água nos ecossistemas”, articulação curricular vertical. 

A atividade expositiva culminará na semana do dia 22/03/2023, Dia Mundial da Água, com a apresentação de trabalhos de outras disciplinas do currículo do 5.ºano.  

 

A equipa pedagógica da BE

Professoras de Português: Lurdes Neto e Paula Gonçalves

Professores de Ciências Naturais: Ana Mafalda Martins, Susana Esperança

 e Luís Santos