DIA ESCOLAR/INTERNACIONAL DA NÃO VIOLÊNCIA E DA PAZ – 30 de janeiro
"Não basta falar de paz. É preciso acreditar nela. E não basta acreditar nela. É preciso trabalhar por ela."
Eleanor Roosevelt
O objetivo do Dia Escolar da Não Violência e da Paz passa por alertar a comunidade, para a necessidade de uma educação para a paz, que promova valores como o respeito, a igualdade, a tolerância, a solidariedade, a cooperação e a não violência.
Fomentar a comunicação entre todos, impedir situações de violência e incrementar a amizade são preocupações da escola.
A data foi instituída em 1964 em Espanha pelo poeta, pedagogo e pacifista espanhol Llorenç Vidal, mas foi acolhida a nível internacional. Foi escolhido o dia 30 de janeiro por assinalar o falecimento do grande pacifista indiano Mahatma Gandhi.
Neste contexto, os alunos do 6.º H, da Escola Básica com JI de Ribamar, nas aulas de HDT e em interação com a Biblioteca Escolar e a disciplina de Educação Musical, comemoraram esta data com diferentes atividades que a seguir se listam:
1.Montagem de Brainstorming na Biblioteca Escolar, a partir da palavra “PAZ”;
2.Partilha de Gestos de Paz. Estes Gestos passaram de mão em mão. Quem os recebeu representou o Gesto aí indicado e passou a outro colega, para se fazer uma corrente de Gestos de Paz, onde entrou a Cortesia e as boas maneiras;
3.Distribuição de “Laços brancos de PAZ” aos membros da comunidade educativa, aleatoriamente, feitos em papel pelos alunos do 6.ºH, para colocar ao peito;
4.Esta turma colocou, no dia 26 de janeiro, tiras de tecido branco, decoradas com símbolos de Paz e Não Violência e frases temáticas com a indicação do autor. Essas frases foram atadas ao gradeamento da entrada da escola. Foi ainda colocada uma faixa com a indicação do Dia, elaborada pela Assistente Operacional Liliana Teodoro, a quem se agradece a disponibilidade e o bom gosto. Durante a colocação os alunos cantaram o refrão de canção de John Lennon “All we are saying is give PEACE a chance”. Este desafio foi colocado também a todos os alunos que quisessem aderir a esta iniciativa, tendo sido convidados pelos alunos do 6.ºH, de sala em sala. Neste mesmo dia visitaram a exposição temática “Rostos de Paz” e “Frases de Gandhi e Malala”; o Brainstorming com os seus trabalhos; a mostra de livros e ainda ouviram o conto do livro “As mãos não são para bater”, interagindo com a professora;
.No dia 1 de fevereiro, terça-feira, no intervalo das 9h50/10h00, os alunos de várias turmas cantaram a canção “Imagine” de John Lennon, ensaiados em Inglês, pela professora Judite Catarino, e em Educação Musical pela professora Paula Pires a quem se agradece o contributo.
Na BE, de 26 de janeiro a 1 de fevereiro, passaram vídeos sobre Bullying, Anti-Bullying, Inclusão e divulgou-se o conto do livro online “As mãos não são para bater”, adaptação de Martini Agassi.
Por fim, agradece-se a todos os que fizeram esta comemoração acontecer. A atividade decorreu com entusiasmo e empenho e com um nível de Muito Bom, sendo que também envolveu os afilhados do 6.º H, nomeadamente, os alunos do 5.º F, que foram desafiados a fazer pombas brancas para embelezar o Momento Musical, o que veio efetivamente a acontecer.
Todos estão de Parabéns e iniciativas desta natureza devem continuar.
VAMOS COLABORAR!
VAMOS AGIR!
VAMOS SENTIR!
VAMOS CONTRIBUIR PARA A CONSTRUÇÃO DA PAZ!
Professora Judite Catarino, em nome do 6.ºH, e equipa pedagógica da BE