@ Notícias AEDLV

Projeto de Educação Sexual da Turma – 6.ºH – disciplina de HDT

Projeto de Educação Sexual da Turma – 6.ºH – disciplina de HDT

por Prof. Isabel Mergulhão Dias -
Número de respostas: 0

Projeto de Educação Sexual da Turma – 6.ºH – disciplina de HDT


.

Os alunos do 6.ºH, na disciplina de HDT, no âmbito do Projeto de Educação Sexual da Turma (PEST), em contexto de sala de aula, procederam à identificação das suas emoções e das dos outros alunos, recorrendo ao debate moderado, ao registo das emoções e respetivas conclusões. Visualizaram o vídeo “As emoções básicas para crianças”, seguido de interação comunicativa sobre o mesmo. Realizaram com muito entusiasmo o jogo “Adivinha a emoção?”, construído individualmente para apresentação à turma. Apresentaram imagens que suscitaram a adivinhação da emoção, acrescentando a definição de cada uma para facilitar. Após a identificação de emoções, os alunos fizeram o reconhecimento da importância dos afetos para o desenvolvimento individual. Produziram ainda textos narrativos sobre emoções, com recurso a mercados de palavras com expressões específicas aí sugeridas, com vista à divulgação pela comunidade.

Sobre os Valores Humanos, realizaram um crucigrama com palavras como liberdade, escolha, sentimentos, respeitar, entre outras. Seguidamente, reconheceram a importância de adotar para com os outros comportamentos de cooperação, interajuda e tolerância, através do debate e partilha de situações exemplificativas. Em sala de aula, os alunos visualizaram os tipos de valores e uma listagem de valores humanos; os motivos de inclusão e de exclusão, tais como religião, cultura, costumes, pobreza…tendo-se acentuado a ideia da necessidade do respeito pelas diferenças individuais e socioculturais e a aceitação da diversidade. Neste sentido, os alunos produziram trabalhos sobre as listas de Valores Humanos e que foram partilhados na turma.

Montou-se, então, a exposição temática “Os afetos também falam” onde foram difundidas imagens e emojis recolhidos pelos alunos que suscitavam a tradução de afetos, tais como: amor, ódio, inveja, ressentimento, desprezo, ciúme, orgulho, tristeza, entre outros. A isso juntou-se textos, listas de Valores e Jogos de Dominó, construídos individualmente pelos alunos. O objetivo era efetuar a associação entre a designação do valor humano/emoção e a imagem. A exposição destes trabalhos lúdicos apelativos está patente na Biblioteca Escolar (BE), para divulgação e apreciação pela comunidade educativa.

Por fim, procedeu-se ao balanço das ações desenvolvidas e dos trabalhos produzidos. Considerou-se Muito Bom, com muita adesão, entrega e entusiasmo por parte dos intervenientes. Esta abordagem foi concluída com o visionamento do vídeo “Valores Humanos para Crianças e Adolescentes” e respetiva reflexão. O PEST desta turma terá a sua continuidade na disciplina de Ciências Naturais, no 3º Período, em articulação.

A Diretora de Turma, Judite Catarino