@ Notícias AEDLV

A INTERCULTURALIDADE ACONTECEU …

A INTERCULTURALIDADE ACONTECEU …

por Utilizador apagado -
Número de respostas: 0

[+] Ver as fotografias

Ao longo do ano letivo, nas cinco salas do Jardim de Infância de Lourinhã, desenvolveram-se projetos integrados no tema integrador do Agrupamento “Diálogo Intercultural - Viver Mais”. Iniciando-se com o dia da alimentação em que, com a esmerada colaboração dos pais, conhecemos os diversos países, a sua cultura e gastronomia. Na festa de Natal os pais dramatizaram uma história “O Mundo quer casar com a Carochinha”.

No dia do Agrupamento, cada sala desenvolveu atividades e dramatizações com as personagens como, Mandela e Malala, onde cada um aprendeu os valores que estas personagens transmitiram ao Mundo.

Na semana da leitura os alunos das diversas salas dramatizaram poemas de alguns poetas portugueses. Muitas histórias se ouviram e dramatizaram e ajudaram a conhecermo-nos, a conhecer o outro e a respeitar as diferenças.

Na sala três, logo no primeiro período. uma mãe sugeriu construir uma boneca. Esta ideia teve pernas para andar e, ao longo do ano, foi trabalhada em casa onde cada família construiu uma personagem, inventou uma história e, mais tarde, os mesmos pais e os filhos apresentaram essa personagem aos colegas na sala. Mas, eis que surge a brilhante ideia de elaborar um livro com todas as bonecas e histórias. E … assim surgiu o livro “As bonecas do Mundo”. Sem a participação dos pais e dos filhos, a elaboração deste livro não teria sido tão rica e diversificada. Este trabalho reforça um dos objetivos da Educação Pré-Escolar: a articulação com a família. Neste ano letivo sentiu-se um verdadeiro empenho das famílias na concretização dos diversos projetos desenvolvidos em todas as salas.

MUITO OBRIGADA a todos.