@ Notícias AEDLV

DIA INTERNACIONAL DA MATEMÁTICA

DIA INTERNACIONAL DA MATEMÁTICA

by Prof. Isabel Mergulhão Dias -
Number of replies: 0

DIA INTERNACIONAL DA MATEMÁTICA

No dia 14 de março comemorou-se, mais uma vez, o Dia Internacional da Matemática.

Este dia também é conhecido como o Dia do Pi (), porque na nomenclatura anglo-saxónica, o dia 14 de março escreve-se 3/14, os primeiros dígitos do número Pi (3,14159265…).

Em 2019, a UNESCO proclamou o dia 14 de março como o Dia Internacional da Matemática.

Este dia passou a ser uma celebração mundial, onde todos os países são convidados a participar. O grupo de Matemática não quis deixar de aproveitar esta oportunidade para despertar os alunos para a descoberta, a busca e o mistério, que transbordam do fascinante mundo da Matemática.

Na Escola Básica Dr. João das Regras comemorou-se este dia com atividades realizadas pelos alunos das turmas do 5.º e 6ºano. Também participaram nas atividades o 9.º B, 9.ºC, 9.ºD e 9.ºE, com a colaboração dos professores.

Os alunos produziram cartazes (online e em suporte de papel) alusivos às curiosidades do Pi, construíram vários símbolos Pi com materiais reciclados, vídeos explicativos sobre o Pi. Os alunos do 5.º e 6.º ano de escolaridade realizaram um Peddy Paper pelo espaço escolar com questões das várias disciplinas. Os trabalhos produzidos pelos alunos foram expostos na Biblioteca Escolar e em vários espaços escolares como se pode ver no vídeo que foi produzido, para mostrar a toda a comunidade os trabalhos realizados pelos alunos. Para o efeito foi criado um caminho com início da entrada principal da escola até à Biblioteca Escolar onde se encontrava a exposição. Houve uma atividade além fronteiras com a participação dos alunos do 5ºA e 6ºA na construção de bandas desenhadas no International Day of Mathematics no site Math Challenge.

 

 

                                                                                                                                                            As professoras responsáveis: Ana Mafalda Gomes, Leila Ribeiro, Lina Roque e Paula Duarte