@ Notícias AEDLV

ebook "Celebrar a escrita" || 2022/23"

ebook "Celebrar a escrita" || 2022/23"

por Prof. Isabel Mergulhão Dias -
Número de respostas: 0


 Veja AQUI o EBOOK


"Em 2019, no âmbito da comemoração do centenário do nascimento de Sophia de Mello Breyner Andresen, o departamento de português propôs a inclusão nas respetivas planificações de cada ano letivo de um momento que contribuísse para o conhecimento, a evocação e a divulgação da vida e obra da autora, nas suas múltiplas facetas. Uma das atividades propostas foi a de escrita, coletiva ou individual, de um texto a partir de excertos da obra da escritora. Essa estratégia permitiu recolher textos de qualidade suficiente para construir uma coletânea de textos.

Já em 2020/21, manteve-se a proposta de “Celebrar...” a escrita e foi escolhida a temática da “viagem”, tema também transversal a todos os anos de escolaridade.

Na segunda edição, além dos produtos finais, incluiu-se, pela diversidade dos processos  pedagógicos,  uma   breve síntese   feita pelos professores responsáveis pela coordenação pedagógica de cada produto final.

Neste ano letivo (2022/23), mantém-se essa estratégia considerada relevante já que, efetivamente, se reconhece que o papel do professor nas dinâmicas propostas de sala de aula é determinante para o desenvolvimento das aprendizagens dos alunos, portanto, tem de ser visível esse papel e também partilhado dado que dessa forma será melhor percecionada a forma como os alunos ao longo dos anos vão desenvolvendo a aprendizagem da escrita integrada dado que a proposta, neste caso, no âmbito desta atividade, surge sempre a partir do texto literário.

Assim, o ebook deste ano letivo (2022/23) encontra-se dividido em dois blocos, 2.º e 3.º ciclos. Depois, cada professor ou grupo de professores descreve sumariamente o processo pedagógico que deu origem ao produto final que, por fim, se partilha. Neste ano, decidiu-se por enriquecer os textos com ilustrações e imagens. Algumas da autoria dos próprios alunos."
 
Departamento de Português (2022/23)