DO LIXO AO LUXO
Economia circular & arte
DAC 8º C Cidadania - Ciências Naturais – Eco-Escolas
De todas as transformações geradas pela espécie humana sobre o ambiente natural do planeta a produção de resíduos é, sem dúvida, uma das mais impactantes formas de agressão criadas pela avidez humana de consumo. A forma egoísta como as matérias primas são utilizadas no presente, não acautelam o direito a que as futuras gerações possam também usufruir dos mesmo recursos para seu conforto, ao mesmo tempo que colocamos em causa o equilíbrio natural dos ecossistemas e quebramos o ciclo natural de regeneração de muitos dos recursos naturais indispensáveis á nossa sobrevivência, como civilização, mas também como espécie.
Através da economia circular podemos colocar em uso um modelo de produção e de consumo que envolve a partilha, o aluguer, a reutilização, a reparação, a renovação e a reciclagem de materiais e produtos existentes, enquanto possível. Desta forma, o ciclo de vida dos produtos é alargado. Na prática, a economia circular implica a redução do desperdício ou dos resíduos ao mínimo. Assim, anulamos parcialmente a necessidade de tão grande extracção de matérias primas do planeta, preservando os recursos para as gerações futuras, mas também diminuímos a quantidade de resíduos que interferem no equilíbrio natural dos ecossistemas terrestres e marinhos.
Através da arte, o calçado, e o seu impacto na natureza, é aqui colocado no centro da questão problema que queremos levantar. Enquanto espécie, qual será a real consciência do verdadeiro impacto gerado pela nossa pegada ecológica no nosso concelho, no nosso país, no nosso planeta?
Convidamos-te a uma viagem de reflexão.
Participantes convidados: 8ºD (cidadania /CN) e 8ºE – Ciências Naturais