Projecto Eramus+ - Jobshadowing em Itália
Entre os dias 3 e 7 de março, cinco docentes do nosso Agrupamento, participaram no programa Erasmus+ em Rimini, Itália. Esta experiência, inserida na modalidade de jobshadowing, permitiu a observação de práticas pedagógicas em diferentes contextos educativos e o conhecimento de uma organização educativa distinta da nossa realidade.
Durante a visita, os professores tiveram a oportunidade de conhecer três escolas de diferentes níveis de ensino – Scuola dell'Infanzia La Gabbianella (Educação Pré-Escolar), Scuola Primaria Villagio 1o Maggio (1.o CEB) e Liceo Statale Alessandro Serpieri (9o ano ao 13o ano). O contacto direto com estes estabelecimentos permitiu conhecer as metodologias utilizadas, a organização do espaço educativo e as estratégias pedagógicas implementadas, proporcionando uma visão abrangente sobre o funcionamento do sistema educativo italiano.
Entre as práticas observadas, destacou-se a valorização do trabalho interdisciplinar, a abordagem STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática), que surge da necessidade de dar resposta às necessidades efetivas das crianças, e o papel ativo dos alunos no seu processo de aprendizagem. Tornou-se, ainda, ponto fulcral da observação a integração do brincar como estratégia de ensino, a personalização das aprendizagens e a ligação entre a escola e a comunidade.
Numa perspetiva de partilha de saberes, a participação no programa Erasmus+ não se limitou à receção de (in)formação, mas incentivou a troca de experiências e a adaptação de boas práticas nas diferentes realidades.
O programa Erasmus+ continua a ser uma excelente oportunidade de desenvolvimento pessoal e profissional, promovendo a partilha de práticas, a disseminação de projetos inovadores e o reforço da dimensão europeia da educação. Acreditamos que esta experiência contribuirá para enriquecer a nossa comunidade educativa, inspirando novas abordagens e fortalecendo o compromisso com uma educação mais aberta, inclusiva e dinâmica.
Dora Menino, Helena Martinho, Luís Ferreira, Odete Cabrita e Rui Inácio