Perante encarregados de educação ou outros familiares, amiguinhos e professores, os pequenos leitores chegaram-se à frente, cada um na sua vez, para corajosamente apresentarem o livro escolhido e provarem que, para além de grandes leitores, serão, com toda a certeza, leitores para a vida. A apresentar o concurso, um par, constituído por um aluno de cada agrupamento, desempenhou a sua tarefa com muito empenho.
Todos mereciam ganhar, pelas leituras que fizeram, pelo empenho que revelaram e pela atitude determinada ao lutar contra a ansiedade de ter tantos pares de olhos fixos em si.
Todavia, segundo as regras, foi constituído um júri para avaliar todas as apresentações, que era composto por cinco elementos: em representação da Rede de Bibliotecas Escolares, a Coordenadora Interconcelhia, a prof.ª Rute Nunes; em representação da Direção do AEDLV, a professora Ilda Carvalho; em representação da Direção do AEL, a prof.ª Eulália Lopes; em representação da EB da Lourinhã, a Coordenadora de Estabelecimento, educ.ª Elisabete Damas; em representação da equipa da Biblioteca Escolar do AEL, a prof.ª Fernanda Figueira.
Havia, portanto, que avaliar todas as apresentações e selecionar três que se destacassem, no entender do júri.
Desta forma, os três primeiros lugares foram ocupados da seguinte forma: o 3.º para o Diogo Machado, da EB do Vimeiro, do AEDLV; o 2.º para o Tomás Batista, da EB de Atalaia, do Agrupamento de Escolas da Lourinhã e o 1.º para o Pedro Alves, da EB de Moita dos Ferreiros, também do AEL.
Os vencedores receberam prémios idênticos que consistiram em mais uma leitura que poderão fazer. Estes e todos os outros concorrentes receberam um certificado e prémios de participação.
Os nossos parabéns e o nosso agradecimento a todos os concorrentes e a todos os docentes que contribuíram para a realização deste concurso.
A Equipa das Bibliotecas Escolares
(Editado por Prof. Pedro Damião - envio origianl Quinta, 26 Março 2015, 08:46)