@ Notícias AEDLV

Ecojornalistas - "Faz o teu jornal" | Uma manhã cheia de aprendizagens

Ecojornalistas - "Faz o teu jornal" | Uma manhã cheia de aprendizagens

por Utilizador apagado -
Número de respostas: 0

No início do mês de fevereiro, tivemos conhecimento, por mail do Diretor do Agrupamento, professor Pedro Damião, e através da divulgação efetuada pelo Município da Lourinhã - Coordenação de Serviços Urbanos e Ambiente, da atividade Ecojornalista: missão 3R (Media Lab – Diário de Noticias), dirigido aos  alunos do 2º, 3º ciclo e ensino secundário, iniciativa que faz parte do Programa Ecovalor 2014/2015.

Decorreu a fase de planificação e a Visita de Estudo foi calendarizada para o dia 19 de maio,  com a participação das turmas A e B do oitavo ano do Agrupamento.
Refira-se que o objetivo essencial desta iniciativa era: Sensibilizar os alunos para o tema dos resíduos, apresentando  a informação num formato atrativo e em que a mensagem fosse transmitida através da prática  (fazer), concretizando-se, assim, na Visita ao Media Lab – Diário de Notíciascom o objetivo final de elaborar a 1ª página de um jornal.
 No dia da Visita de Estudo, os alunos de ambas as turmas (8A, 8B), acompanhados das professores Rosalina Simão Nunes e Regina Ribeiro, participaram de forma entusiasmada na  atividade que se dividiu em vários momentos:
 - Receção (Diário de Notícias) e explicação dos painéis de Almada Negreiros;
- Visionamento de um vídeo sobre a história do DN;
- Formação sobre a construção de um jornal;
- Construção da 1º Página de um jornal;
- Visita à Redação do jornal;
- Foto de grupo.
 No DN em formato papel do dia 20 de maio, saiu uma breve referência à presença da Escola  EB Dr. João das Regras, no Media Lab – Diário de Notícias. No DN online foi publicado um artigo mais completo.
 Já em sala de aula, foi pedido aos alunos que respondessem a um inquérito de avaliação sobre a participação na  Visita de Estudo. Os resultados podem ser vistos aqui.
Terminamos este breve texto com algumas opiniões dos alunos deixadas no inquérito 
 Na galeria do Media Lab - Diário de Notícias  é possível ver as fotos tiradas e os produtos finais, 1ª Página do jornal, dos alunos (ver "O TEU JORNAL"). Também se pode aceder às fotos pelapágina do Media Lab - Diário de Notícias no Facebook. 
 
Algumas opiniões
  • "O workshop é muito importante par quem queira seguir a carreira de jornalista, editor, paginador, foto jornalista e foi muito engraçado trabalhar em conjunto com um colega meu para construir uma capa de jornal."
  • "Gostei mesmo muito, foi uma experiência única sem dúvida. Ficámos a saber como é produzido o jornal, é muito diferente do que pensava. Adorei."
  • "Gostei imenso de visitar o Diário de Notícias, pois fiquei a saber como se construía um jornal."
  • "Acho que o workshop faz com que percebamos o que é ser jornalista e o trabalho que dá.E como é fascinante quantas pessoas são precisas para fazer um jornal e como fazem tantas cópias por dia e fazem chegar aos mais interessados."
  • "Foi interessante porque aprendemos como funciona um jornal e aprendemos a história do Diário de Notícias. "