@ Notícias AEDLV

Prazer de Ler

Prazer de Ler

por Utilizador apagado -
Número de respostas: 0

NA BIBLIOTECA DA EB/JI DA LOURINHÃ ACONTECEU....

No 2º período, a Animação de Histórias foi o mote para dinamizarmos atividades que promoveram o gosto e prazer pela leitura, os valores da partilha, do respeito, da solidariedade, da responsabilidade e do trabalho.

A dramatização da história de António Torrado, ”Nove vezes nove, oitenta e um, sete macacos e tu és um”, foi integrada na hora do conto. Esta, suscitou tal entusiasmo que despertou nos alunos o gosto pelos livros do autor. Os alunos da Escola Básica com Jardim de Infância da Praia da Areia Branca, deslocaram-se a esta biblioteca onde assistiram à dramatização desta história e, ao mesmo tempo, partilharam com colegas e docentes alguns momentos de convívio.

Associando-nos ao projeto AJUDARIS, envolvemos alunos e professores de modo a colaborarem para a construção do livro solidário, com histórias sobre A Família.

O tema “ Prazer de ler” da Semana da leitura levou-nos a desenvolver atividades onde o valor da Partilha esteve sempre presente. Ao longo de  várias semanas, as turmas articularam entre si  projetos de animação da leitura, utilizando:

-Peças de teatro: “Fábrica dos Brinquedos; “O Zé das moscas” – António Torrado;” “As Rainhas”;

-Canções: “A fisga” de Grupo Rio Grande;

-Poesia: ” O poder das palavras”; “Tudo ao contrário” – Luísa Ducla Soares;

“Balada da Neve”- Augusto Gil; “ Avô, conta outra vez” – José Jorge Letria...

Contámos, novamente, com a presença da animadora de histórias Vera Morazzo que encantou os alunos do 1º e 2º anos, animando as histórias:

“A ovelhinha Preta” de Elizabeth Shaw e “A Árvore Generosa” de Shel Silverstein.

Englobado no projeto “ Jovens cientistas do séc. XXI”, a professora Tânia Cruz desenvolveu com  os alunos do Jardim de Infância da Lourinhã  as seguintes experiências: encher um balão; combustão de velas; mini erupção vulcânica e a atividade flutua ou afunda. Esta atividade contribuiu para despertar a curiosidade nos alunos para as  Ciências Experimentais.

Em articulação com a B.E. da Escola Dr. João das Regras colaborámos na  atividade de encerramento da Semana da Leitura “A Grande Festa das B.E.”, onde o prof. Hugo Mendes encantou toda a comunidade educativa apresentando o trabalho que tem realizado com os alunos do Pré-Escolar e 1º e 2º anos  enquadrado no seu projeto “ Música para crianças”. A Prof. Vanda Ferrão com o  grupo de teatro Shakeseven apresentou alguns excertos da obra de William Shakespeare.

O PRAZER DE LER constrói-se através da articulação entre todos.