@ Notícias AEDLV

Semear e plantar na Escola Básica do Vimeiro

Semear e plantar na Escola Básica do Vimeiro

por Utilizador apagado -
Número de respostas: 0

Semear e plantar

 Na passada sexta-feira, a comunidade escolar da Escola Básica de Vimeiro e suas famílias, deram início à jardinagem de um canteiro e à plantação de uma pequena horta. Estavam previstos para o início de janeiro, mas as condições climatéricas não permitiram avançar. Neste momento é uma realidade e insere-se no âmbito do projeto AEDLV Solidário do Agrupamento, como uma atividade intergeracional.


Com muito entusiasmo, foram semeadas e plantadas várias plantas na horta: morangueiros, espinafres, alfaces, couve-coração-de-boi, brócolos, salsa, coentros, funcho, acelgas e abóboras. No canteiro do jardim foram colocadas sardinheiras, estacas de hortências e catos.

Sabemos que em contacto com a terra, os animais, as cores e os sons da natureza, as crianças apuram os cinco sentidos e descobrem novas percepções, reconhecendo a natureza. Por vivermos numa sociedade muito visual, é preciso colocar a criança em contacto com o mundo para desenvolver a sensibilidade. Para elas, os benefícios vão além da saúde mental, uma vez que mexer na terra, por exemplo, fortalece o sistema imunológico, auxilia na perda de peso e estimula a autonomia e a independência. Também, numa vertente educativa, tornar-se-à clara a proveniência dos alimentos e qual a sua utilização.

Ao longo do ano ficaremos a contar com todos para a manutenção e ampliação da horta.

Agradecemos à Junta de Freguesia do Vimeiro todo o trabalho de preparação do terreno, a presença das famílias, assim como o envio de plantas.

Escola Básica do Vimeiro