@ Notícias AEDLV

AEDLV Solidário - Visita ao Lar de Idosos

AEDLV Solidário - Visita ao Lar de Idosos

por Utilizador apagado -
Número de respostas: 0

 

No dia 2 de maio de 2018, as turmas B e D do 9º ano, acompanhadas das professoras Cecília Santos (FQ), Palmira Graça (CN) e Ana Crespo (HIST), visitaram o lar de idosos da Santa Casa da Misericórdia da Lourinhã, no âmbito do projeto AEDLV Solidário.

Foi uma visita gratificante e enriquecedora, onde duas gerações diferentes confraternizaram e partilharam histórias e vivências. A pedido dos alunos, os idosos do lar recordaram algumas experiências da sua juventude, designadamente, durante o auge do Estado Novo. As referências a Salazar, à PIDE, à censura e à Guerra Colonial foram frequentes, criando um vínculo com a disciplina de História.

Um tema de destaque durante todo o encontro foi a falta de oportunidades para frequentar a escola decorrente dos princípios do Estado Novo. Vários idosos mostraram-se desalentados por nunca terem aprendido a ler e escrever e contar. Debateu-se a importância da aprendizagem, o que conduziu a um momento de reflexão sobre os privilégios garantidos dos alunos na atualidade, comparativamente à falta de oportunidades das anteriores gerações.

Alguns alunos manifestaram-se relativamente a este assunto, referindo os prós e contras da escola, porém, salientaram sempre a sorte da cultura ser hoje em dia um direito incontestável e não um luxo praticamente inatingível.

Esta foi uma experiência de grande valor e, na perspetiva dos alunos, constituiu um incentivo à humildade e à gratidão pelos direitos, que nem sempre estiveram ao alcance de todos, bem como um convite à admiração de pessoas nunca chegaram a frequentar a escola. Alunos e idosos reconheceram a importância da Revolução dos Cravos.

9ºB e 9ºD