@ Notícias AEDLV

Projeto ERASMUS+ 2019/2021

Projeto ERASMUS+ 2019/2021

by Deleted user -
Number of replies: 0

PROJETO EUROPEU ERASMUS+ 2019-2021


“Sugar? No thank you.”

O Agrupamento de Escolas e Jardins de Infância D. Lourenço Vicente está a participar no programa europeu Erasmus+, envolvendo cinco países: Portugal, Espanha, Grécia, Polónia e Roménia, e subordinado ao tema da Alimentação Saudável: “Sugar? No thank you.”. O principal objetivo deste projeto é promover nos adolescentes a adoção de um estilo de vida saudável, criando atitudes positivas face à alimentação e à prática de exercício físico regular. O conhecimento do valor nutricional dos alimentos, uma leitura atenta dos rótulos dos alimentos, os perigos dos alimentos processados e do consumo exagerado de açúcar permitirá aos alunos promover a sua saúde física e psicológica, evitando patologias graves como a obesidade e a diabetes, melhorando a sua qualidade de vida. O projeto é direcionado para os alunos do 3º ciclo do Ensino Básico.

De 5 a 11 de novembro decorrerá o primeiro encontro na Escola de Toruń, na Polónia, com a participação de dois professores e quatro alunos de cada escola envolvida. Neste encontro serão feitas breves apresentações sobre as escolas envolvidas no projeto, destacando aspetos culturais, históricos e gastronómicos de cada país. A seguinte mobilidade terá lugar nas escolas da Lourinhã e Ribamar em abril de 2020. As outras três mobilidades decorrerão em Espanha (Salamanca) em outubro de 2020, na Grécia (Creta) em março de 2021 e na Roménia (Bucareste) em junho de 2021.

Estes encontros fomentarão uma partilha de experiências sobre a alimentação, a História, a Geografia, a cultura e as práticas desportivas dos países envolvidos, no intuito de promover hábitos de vida saudáveis. A cooperação e o convívio com jovens de outros países permitirão aos alunos alargar os seus horizontes, despertando o interesse pelos temas da cidadania europeia e fortalecendo a sua autoconfiança e o seu sentido de identidade. Os trabalhos serão também uma oportunidade de reforçar competências na área da Informática, necessárias para a realização de pesquisas, tratamento de dados, apresentação de trabalhos e comunicação através da Internet. A interação com alunos estrangeiros num contexto real será, sem dúvida, uma forte motivação para a aprendizagem e aperfeiçoamento da língua inglesa, preparando-os para um mercado de trabalho cada vez mais globalizado.

Encontra-se aberta a pré-inscrição no projeto Erasmus+ “Sugar? No thank you”, devendo os alunos interessados entregar a sua ficha de pré-inscrição preenchida, aos respetivos Diretores de Turma ou professores coordenadores até ao dia 23 de setembro.