@ Notícias AEDLV

Semana da Leitura 2020

Semana da Leitura 2020

por Utilizador apagado -
Número de respostas: 0

Semana da Leitura 2020

“Ler sempre. Ler em qualquer lugar”


A biblioteca escolar da EB de Ribamar integra as comemorações da Semana da Leitura proposta pela RBE (Rede de Bibliotecas Escolares), durante esta semana, de 9 a 13 de março.

Nesta edição de 2020, a equipa pedagógica da BE, de forma mais acentuada e cumprindo as propostas inscritas no Plano de Melhoria, centrou-se nas atividades direcionadas às turmas do pré-escolar e do 1.ºciclo com dinamização das seguintes ações: “”Conta-nos uma história”, “Hora do conto” e “Conto e representação de uma fábula/conto”.

Para além disso, propôs “Receitas de leitura … na sala de aula” para as turmas dos 2.º e 3.º ciclos, a ter lugar na quarta-feira, dia 12, e “Rolinhos com letras … na pausa para o café” (atividade concelhia). Esta última a ter lugar junto da comunidade escolar e educativa, nomeadamente nos cafés da vila de Ribamar.

Ao nível do núcleo expositivo da BE, há uma mostra de ilustrações do título Ulisses de Maria Alberta Menéres elaboradas pelos alunos das turmas do 6.ºG e 6.ºH, decorrentes das aulas de leitura, na disciplina de Português. Essas ilustrações visam exemplificar o diálogo estabelecido entre a literatura e outras artes, como reforço positivo do gosto pela leitura e da sua articulação com outros domínios do conhecimento.

Articulando as artes com a leitura, a equipa da BE disponibilizou uma tarefa que consiste na troca de uma ilustração, realizada pelos discentes, por um livro à escolha.

 Equipa pedagógica da BE