@ Notícias AEDLV

COMENIUS – Parcerias entre escolas - 1.º Ciclo

COMENIUS – Parcerias entre escolas - 1.º Ciclo

por Utilizador apagado -
Número de respostas: 0

Visita Preparatória a Stadelhofen (Oberkirch, Alemanha)

Nos dias 10 a 14 de novembro, as colegas Ana Diogo e Catarina Alexandre, em representação do Coordenador do Projeto, Victor Marques, participaram numa visita preparatória, em Stadelhofen, Oberkirch, na região de Baden-Wurttemberg, Alemanha. Esta visita preparatória foi financiada pela Comissão Europeia, através da Agência Nacional para o Programa Aprendizagem ao Longo da Vida, mediante a apresentação de uma candidatura.

Durante a visita preparatória foi possível:

  • Conhecer os novos parceiros – Alemanha, Roménia, Croácia e Turquia (França, Suécia e Grécia/Creta não puderam estar presentes);
  • Partilhar propostas de atividades a desenvolver no âmbito do tema escolhido, "Fairy Tales - Contos de Fadas";
  • Planificar as atividades a desenvolver;
  • Planificar as mobilidades (turmas envolvidas e/ou a envolver, professores, datas, locais);
  • Concretizar a apresentação da candidatura às respetivas agências nacionais.

A finalidade do projeto é conhecer/aprender os contos de fadas do próprio país e compará-los com os dos outros países parceiros. Esta aprendizagem será feita através de diversas estratégias: jogo, música, dramatização, escrita, etc.

A candidatura final de constituição desta parceria multilateral, cujo país coordenador é Alemanha, será formalizada em fevereiro de 2012, com o envio do formulário de candidatura às respetivas agências nacionais de cada país parceiro, para obtenção de aprovação e financiamento, que viabilizará os intercâmbios / mobilidades previstos e a aquisição de recursos pedagógicos para as escolas envolvidas.

[+] Vê as fotos