@ Notícias AEDLV

25 de outubro - broas da avó

25 de outubro - broas da avó

por Utilizador apagado -
Número de respostas: 0

No dia 25 de outubro, a EB de Zambujeira dinamizou mais uma atividade intergeracional : confeção das broas da avó. Tal como já vem sendo habito, contou com a preciosa colaboração dos professores, alunos, assistentes operacionais, pais, encarregados de educação, avós e comunidade: nomeadamente a avó Dores, a avó Maria José que nos abriram as portas do coração e da boa vontade (estas avós não têm crianças na escola) e a Associação Cultural, Recreativa e Desportiva da Zambujeira e Serra do Calvo, que mui gentilmente nos cedeu, uma vez mais, os espaços e foi nossa parceira na distribuição das broas confecionadas, sem custos.

Em reunião de pais, combinámos o dia, combinámos que se faria encomenda prévia de quantidades e uma mãe sugeriu que cada família, se desejasse, contribuísse com um ingrediente, de forma a minimizar custos. A escola ficou muito sensibilizada com a quantidade de ingredientes que chegaram à mesma e agradece a todos a total envolvência em mais este projeto.

A avó Dores ficou encarregue da organização da lenha, algumas mães da recolha das ofertas e das restantes compras e outras das amassaduras. Logo pelas 09h já todos estavam prontos (alguns até dormiram mal tal era a excitação). Os alunos, acompanhados pelos professores, fizeram a caminhada até à Associação e lá os esperavam muitas mães e avós. Organizadas as “tropas” todos puseram as mãos na massa (literalmente falando) e ora fazendo bolinhas, ora pincelando, ora pondo nas cestas fizeram-se aproximadamente 60 kg de broas. Nesse dia pudemos contar também com as professoras Judite Adonis e Ana Paula Santos e ainda os professores das AEC. Aproveitámos a oportunidade para falar de matemática e de noções como grama, kg, ml. e tivemos até tempo de trabalhar a consciência fonológica e fazer jogos .

Eram já 18h quando a tarefa terminou e todos se mantinham alegres e empenhados, apesar do cansaço - era por uma causa nobre! Depois foi pôr as broas nos saquinhos que os alunos previamente enfeitaram, fazer pesagens e aí entrava novamente a matemática e a preciosa ajuda das mães, que, incansavelmente, não arredavam pé.

 Sendo uma escola de periferia tem sido com as iniciativas dos professores, as parcerias feitas com as famílias, a comunidade e Associação que temos apetrechado a nossa escola com muitos e bons meios para os nossos alunos. Temos também contado com a ajuda preciosa da Junta de Freguesia em muitas ocasiões. Este ano pretendemos adquirir um quadro interativo e muito por culpa deste “nó parceiro ” que vem sendo fortificado entre escola, pais e comunidade tal desejo estará para breve. Até lá resta-nos continuar a investir nos nossos alunos e nas dinâmicas escola/pais/escola com os olhos postos no futuro! Os nossos agradecimentos a todos quantos direta ou indiretamente colaboraram connosco.