@ Notícias AEDLV

Os nossos parceiros Comenius visitaram-nos

Os nossos parceiros Comenius visitaram-nos

por Utilizador apagado -
Número de respostas: 0

De 26 de janeiro a 2 de fevereiro, recebemos delegações de 7 países envolvidos no projeto Comenius intitulado “O Mundo Fascinante dos Contos de Fadas na Europa”, a Alemanha, Croácia, França, Grécia, Roménia, Suécia e Turquia. Sabíamos que eram grandes as expetativas destes intervenientes relativamente à visita ao nosso país e às nossas escolas. Como nestas mobilidades vamos conhecendo a realidade dos sistemas educativos e das escolas dos diferentes países, estávamos ansiosos por dar a conhecer a nossa realidade.

O nosso país é maravilhoso, acolhedor e, por certo, o programa que preparámos não iria defraudar as expectativas dos nossos convidados, até porque tivemos uma preciosa ajuda de toda a comunidade escolar: professores, pais e encarregados de educação, Câmara Municipal da Lourinhã e Juntas de Freguesia, empresas e associações locais.

Ao longo da semana cumprimos o programa definido e fizemos várias visitas, desde Sintra a Lisboa, passando por Óbidos, e a nossa maravilhosa terra: os moinhos de Pinhoa, o Moledo - aldeia com histórias, a Adega Cooperativa da Lourinhã e a prova da sua aguardente que muito surpreendeu os nossos convidados, o Centro de Interpretação da Batalha do Vimeiro, o museu da Lourinhã que emocionou e deixou todos os participantes maravilhados com tamanha riqueza paleontológica do nosso Concelho. O tempo foi um aliado precioso porque tivemos uma semana antecipada de primavera.

Estas mobilidades incluem sempre trabalho na escola e, no nosso caso, foram 4 dias passados em workshops com a apresentação de trabalhos elaborados pelos alunos, a visita a algumas da nossas escolas, a troca de opiniões acerca dos sistemas de ensino, currículos, instalações escolares, o trabalho desenvolvido no âmbito do projeto e a preparação das tarefas a desenvolver no futuro.

A nossa instituição, enquanto escola anfitriã, teve a oportunidade de, olhando e aprofundando a nossa realidade institucional e a nossa envolvente escolar, decidir o que de mais importante se deveria ativar para, em tempo curto, (neste caso 7 dias), se poder dar uma panorâmica da organização escolar e da eventual integração dos con­tributos de todos os nossos parceiros. Estas decisões são fator de novas dinâmicas colaborati­vas entre os professores e entre estes e a comunidade escolar. Os professores sentiram-se assim unidos por um objetivo comum. Além desta mais-valia para o nosso agrupamento, destaca-se a participação em experiências de grupo e a interação dos nossos alunos, pais e professores com os participantes de di­ferentes nacionalidades que, de outro modo, nunca teriam oportunidade de o fazer.

Destaca-se, também, a Cerimónia de entrega da mascote do nosso projeto, a Eugénia, e do seu livro de histórias relatando as diversas visitas pelos países parceiros.

Os nossos parceiros ficaram maravilhados com a receção que lhes preparámos, o envolvimento dos pais e estreita colaboração que temos com os responsáveis autárquicos.

Por fim, um agradecimento sentido a todos os nossos professores do 1.º ciclo e educadoras pelo apoio e empenho demonstrados. Só com este apoio é que foi possivel o êxito desta atividade e o enorme envolvimento dos pais dos nossos alunos. A todos... MUITO OBRIGADO!.

Deixo aqui as palavras de Adelheid Fischer-Stutz, nossa colega alemã e coordenadora geral do projeto:

«Thank you for having shared this past week in such a delightful way of living and working together. It had been great for me to stay together with all of you!

I hope, that you all, who had been travelling, came home safely - as Simone and I did - and that you will start into the new week with much enthusiasm for to transfer to our pupils and to the own teaching-team first at all what we have seen and have been presented in Lourinhã and the surrounding. I'm sure that our pupils - in addition -  will appreciate tomorrow, when we will be studying the lyriks in portuguese for the  song "My hat it has three corners". 

I know, that my words do not express, what I would like to tell you again, to the portuguese team: a great "thank you" is not enough for this great and wonderful week, you organized and offered to us!!! "Muito obrigada" !!!!!!

Hear you soon! With a lot of hugs and kisses to all of you!!!»

Sentimentos e emocões... num vídeo feito por Kemal Ildum, da Turquia.