@ Notícias AEDLV

DIA DA MÃO VERMELHA

DIA DA MÃO VERMELHA

por Utilizador apagado -
Número de respostas: 0

[+] Ver as fotografias

Comemorou-se, no passado dia 12 de fevereiro, o "DIA DA MÃO VERMELHA", dia contra a utilização de crianças por parte de exércitos envolvidos em conflitos. O dia 12 de Fevereiro coincide com a data em que entrou em vigor, em 2002, um acordo internacional para proibir a participação de crianças e jovens menores de 18 anos em conflitos armados, conforme a Convenção sobre os Direitos da Criança da ONU.

Existem, atualmente, mais de 250.000 crianças menores de 18 anos usadas em conflitos armados. Ao longo dos últimos dez anos, centenas de milhares de crianças e adolescentes estavam diretamente envolvidos nas hostilidades e utilizado tanto pelos exércitos do governo, como por grupos armados de oposição aos governos. Durante os conflitos armados, todas as crianças sofrem de graves violações dos seus direitos.

Os alunos da Escola de Ribamar assinalaram simbolicamente este dia, dizendo NÃO ao uso de crianças soldado. A participação nesta ação de sensibilização deu a conhecer aos alunos as situações em que vivem menores noutras regiões do planeta, levando-os a (re)pensar as desigualdades e a refletir sobre a situação da infância no mundo.