@ Notícias AEDLV

Visita Cultural a França - Poitiers/ Paris – Intercâmbio Escolar com Deuil-La-Barre - Parte IV

Visita Cultural a França - Poitiers/ Paris – Intercâmbio Escolar com Deuil-La-Barre - Parte IV

por Utilizador apagado -
Número de respostas: 0

Pela quarta vez, os alunos de Francês (8.º e 9.º anos) tiveram a oportunidade de participar na Visita Cultural a França, que este ano se realizou entre 29 de março e 5 de abril. Foi uma semana repleta de sensações e experiências novas, assim como se demonstra, de viva voz, com a publicação do diário de bordo e de frases redigidos pelos alunos e ilustrados com algumas fotos.

Para além dos locais visitados terem sido de uma grande riqueza cultural, permitindo aos alunos um conhecimento mais alargado do que é estudado em sala de aula, o contacto com os alunos e Professores do Colégio Emilie du Châtelet, em Deuil-La-Barre, foram momentos de grande interesse, pois os alunos franceses e portugueses tiveram a oportunidade, durante dois dias, de se conhecer pessoalmente, trocar experiências, comparar as duas realidades de ensino, realizar atividades em conjunto, quer em Deuil-La-Barre, quer no museu do Louvre e no Palais de Versailles, permitindo aos nossos alunos desenvolver e aperfeiçoar a língua francesa. Destaca-se a excelente receção no Colégio francês por parte de todos e a oferta de um painel, para o nosso Agrupamento, representativo deste Intercâmbio Escolar. Esse painel foi executado por alguns alunos correspondentes e respetivo Professor de Artes, ilustrando a figura de Emilie du Châtelet. O desejo da continuidade deste projeto foi, uma vez mais, reiterado por parte de todas as Entidades Francesas envolvidas.

Foi realmente uma semana de uma grande riqueza em termos culturais, mas também em termos pessoais. Tudo isto só foi possível porque, quer os alunos da E.B. 2,3 Dr. João das Regras, quer os alunos da E.B. 2,3 de Ribamar, revelaram um espírito de um grupo coeso, demonstrando um grande comprometimento para o que lhes era exigido. O trabalho dos Professores, Fátima Boletas, Ana Oliveira, Maribel Silva, Bruno Goucha, Luís Martins e Sílvia Barros também foi notável, evidenciando um grande trabalho de equipa, cooperando, desta forma, para que este projeto fosse um sucesso.

Destaca-se o envolvimento dos Encarregados de Educação em toda a preparação da visita, assim como nas ofertas para as diferentes entidades, destacando-se o trabalho realizado pela Encarregada de Educação da aluna número nove, Inês Correia, da turma A, do oitavo ano, para além das diferentes colaborações por parte da Câmara Municipal, Junta de Freguesia e Pingo Doce da Lourinhã.

Anexam-se o diário de bordo, fotos e alguns testemunhos.

A Coordenadora do Projeto: Prof.ª Sílvia Barros