@ Notícias AEDLV

Exposição na BE de Ribamar

Exposição na BE de Ribamar

por Utilizador apagado -
Número de respostas: 0

[+] Ver as fotos

Sophia de Mello Breyner Andresen

06/11/1919 - 02/07/2004

  

Uma mostra de trabalhos de projeto da turma 5ºF está patente na BE de Ribamar, no decorrer desta semana de novembro até ao último dia de aulas deste 1º período, 17 de dezembro. Esses trabalhos foram elaborados pelos alunos com recurso a diversos materiais e resultam da leitura da fascinante e educativa obra destinada ao público infanto-juvenil: A Fada Oriana.

Na história lida nas aulas de Português, os alunos do 5ºano podem sedimentar um conjunto de valores importantes a nível individual e social, a título de exemplo: o cumprimento de uma promessa, a responsabilidade e a amizade.

A par, para o 3ºciclo, nomeadamente para o 7ºano de escolaridade, apresenta-se o mapa da viagem do Cavaleiro da Dinamarca. Nesse mapa é visível o percurso da sua deslocação à Terra Santa até ao retorno à sua família, na Dinamarca, na véspera de Natal. Serve este título também para nos explicar o motivo de se construir nos lares portugueses uma Árvore de Natal com a forma de pinheiro nórdico.

Assim, através destas duas obras de Sophia, grande escritora e poetisa portuguesa do séc. XX, a BE e os professores de Português tentam motivar os alunos e famílias para o mundo mágico da leitura. Esses momentos permitem compreender o modo como os temas, as experiências e os valores são representados nos textos literários.

Equipa pedagógica da BE