@ Notícias AEDLV

“Impacto da Pandemia na vida escolar” na visão do 5.ºH

“Impacto da Pandemia na vida escolar” na visão do 5.ºH

por Prof. Isabel Mergulhão Dias -
Número de respostas: 0

“Impacto da Pandemia na vida escolar” na visão do 5.ºH

A Assembleia de Delegados lançou um desafio às turmas do 2.º ciclo. Pediu que fizessem uma reflexão e produzissem um trabalho coletivo, relacionado com o tema: “Impacto da Pandemia na vida escolar”. O trabalho teria de ser elaborado no decorrer do 2.º período e divulgado à comunidade escolar.

Os alunos do 5º H, da Escola Básica com JI de Ribamar, visualizaram o PowerPoint da Assembleia de Delegados, publicado pela Diretora de Turma no Teams, tendo em conta os aspetos positivos e/ou negativos daquele tema. Posteriormente, discutiram a temática numa aula de HDT. Os alunos teriam de deixar o seu contributo num documento no Teams ou entregar em mão própria aos responsáveis pela turma. O Delegado e a Subdelegada fizeram a recolha destes aspetos positivos ou negativos para a redação do documento conjunto que divulgaram na turma.

Seguidamente, os Delegados distribuíram as frases pelos alunos, recebendo cada um uma frase que seria escrita em letra de destaque, numa metade de folha A3 de papel cavalinho, introduzindo uma imagem. A frase negativa teria um rebordo de cor vermelha e a frase positiva apresentaria uma margem verde, para facilitar a leitura dos resultados.

O produto final foi afixado em pano branco, exposto no átrio central da escola. Os alunos e a comunidade escolar apreciaram o trabalho e deram as suas opiniões. Os alunos concluíram que o trabalho os levou a pensar em família no assunto explorado e teve um resultado bastante satisfatório.

A turma agradece a todos os que participaram e colaboraram na concretização deste projeto, incluindo a psicóloga Cláudia Almeida e os Assistentes Operacionais, sempre disponíveis.

Obrigada pelo IMPACTO deste trabalho em nós. Deu-nos a possibilidade de pensar no IMPACTO que a pandemia teve nos alunos, Sabemos que queremos ultrapassar esta pandemia e estudar presencialmente na escola.

 Texto coletivo elaborado pelo 5.ºH e orientado pela Diretora de Turma, Judite Catarino, em HDT (29/3/2022)

.