@ Notícias AEDLV

Biblioteca de Ribamar-3.ª edição da Semana da Cultura Clássica

Biblioteca de Ribamar-3.ª edição da Semana da Cultura Clássica

por Prof. Isabel Mergulhão Dias -
Número de respostas: 0

3.ª edição da Semana da Cultura Clássica

 A biblioteca escolar da Escola Básica com JI de Ribamar dinamizou a atividade interna "Semana da Cultura Clássica", de 2 a 6 de maio, no espaço das salas de aula.

Trata-se da 3.ª edição da atividade de leitura em voz alta de lendas e de mitos da Antiguidade Clássica, concretizada em colaboração com os professores de várias disciplinas e tendo como público-alvo os alunos dos 2.º e 3.º ciclos. Também se proporcionou, mais uma vez, o envolvimento dos assistentes operacionais.

A celebração teve como objetivo dar a conhecer a importância dessas lendas e mitos, na nossa formação civilizacional ocidental e que nos permitem refletir sobre valores humanos intemporais. Falamos, a título de exemplo: da liberdade, respeito, resiliência, coragem, inteligência, justiça, generosidade e esperança.

Nesta edição de 2022 destacou-se o “Mito da Pandora”, pelo seu simbolismo atual: a esperança.

No átrio central da escola, encontrou-se exposta a caixa de Pandora e duas mãos, objeto de dimensão 3D, à escala real. Este trabalho foi executado pela turma do 8.ºH, na disciplina de Educação Tecnológica, sob orientação do professor Paulo Santos. A BE agradece esta articulação, como parte integrante da “Semana da Cultura Clássica”.

Há ainda a considerar a seleção dos textos que seguiu o critério de diferenciação entre os dois ciclos de escolaridade.

Dirigimos os nossos agradecimentos a todos os professores envolvidos, que disponibilizaram parte dos seus tempos letivos, bem como aos alunos e aos assistentes operacionais.

                                                                                 A Equipa Pedagógica da BE

Nota: A consulta desta e doutras atividades está disponível no blogue da BE alojado na página Moodle do nosso agrupamento, de acesso livre.

 .