@ Notícias AEDLV

A Feira Alimentar Solidária do 6.ºH – Trabalhar para partilhar!

A Feira Alimentar Solidária do 6.ºH – Trabalhar para partilhar!

por Prof. Isabel Mergulhão Dias -
Número de respostas: 0

A Feira Alimentar Solidária do 6.ºH 

Trabalhar para partilhar!

.

Os alunos do 6.º H, da Escola Básica com JI de Ribamar, realizaram nos dias 19 e 20 de outubro uma ação no âmbito do AEDLV Solidário, nomeadamente a “Feira Alimentar Solidária”, dando destaque ao valor da SOLIDARIEDADE, PARTILHA, TRABALHO e EMPREENDEDORISMO. Promoveu-se um diálogo intergeracional, numa proximidade entre os próprios e os seus familiares, incluindo os avós e outros. Esta dinâmica preparada nas aulas de HDT, prevista na Sequência de Aprendizagem 1, dos Domínios de Articulação Curricular Horizontal, conjugou-se com outras disciplinas, indicadas na planificação, em torno da comemoração do Dia Mundial da Alimentação (16 de outubro).

Nesta feira, os oito grupos de alunos venderam produtos alimentares da terra oferecidos pelos familiares e também alimentos confecionados por eles e pela família direta. O objetivo dos alunos foi alcançado e a meta superada. Conseguiram angariar fundos imprevisíveis para a aquisição de livros do Plano Nacional de Leitura para oferecer à Biblioteca Escolar e ainda possibilitaram a compra de pequenos brindes/prémios para sorteios e concursos que ali se desenvolvam. Sentiram que ajudando a Biblioteca Escolar se estavam a ajudar a eles próprios e a criar oportunidades para desfrutar de outras leituras. Concluíram que estavam a investir em livros para ler e fruir neste ano e nos seguintes. Os livros serão comprados por etapas na livraria Wook online, com ofertas de 10%, a incluir na próxima compra. O resultado de todo este material solidário será divulgado na Plataforma Moodle.

A turma agradece a adesão da comunidade educativa à sua iniciativa e a colaboração de todos os intervenientes nesta ação SOLIDÁRIA, destacando, as famílias, as Assistentes Operacionais, sempre prontas para interagir, e a professora Ana Clara que contribuiu com a elaboração de uma lista de livros recomendados.

Por último, realçar que todos estão de PARABÉNS, especialmente uma grande parte de alunos que se empenharam bastante e com alegria na concretização desta ação. As atitudes meritórias são de destacar e, por isso, o 6.º H expressa a sua GRATIDÃO a todos aqueles que se envolveram e participaram.

Bem hajam!

A Diretora de Turma, Judite Catarino (em nome do 6.ºH)