@ Notícias AEDLV

Professoras italianas participam em experiência de jobshadowing no nosso agrupamento

Professoras italianas participam em experiência de jobshadowing no nosso agrupamento

por Prof. Isabel Mergulhão Dias -
Número de respostas: 0

Professoras italianas participam em experiência de jobshadowing no nosso agrupamento

.

Duas professoras italianas estiveram no nosso agrupamento de 14 a 17 de Março, numa experiência de jobshadowing, a fim de poderem conhecer a realidade do sistema educativo português. A professora Samantha Sintuzzi, professor de Espanhol, assistiu, principalmente, a aulas de Espanhol dos três níveis de ensino, mas também a aulas de Inglês e Francês, entre outras. A professora Monia Strada, professora de Artes, teve a oportunidade de assistir a uma grande variedade de aulas de Educação Tecnológica dos 2.º e 3.º Ciclos, bem como aulas de Educação e Expressão Visual do 3.º Ciclo. Ao longo destes 4 dias as duas professoras tiveram a oportunidade de assistir às diversas aulas e trocar impressões com mais de 14 professores das duas escolas do agrupamento que colaboraram nesta iniciativa, bem como com vários alunos que demonstraram grande curiosidade por terem professores estrangeiras nas aulas.

As professoras italianas destacaram várias boas práticas e actividades que pretendem implementar com os seus alunos na escola pública onde leccionam na cidade de Cesena.

Ficaram encantadas com as instalações das nossas escolas, nomeadamente a salas dedicadas

às artes e os espaços das Bibliotecas, bem como a qualidade dos trabalhos realizados pelos alunos em exibição nos vários espaços da escola sede e na escola de Ribamar.

Ao longo desta semana, houve, ainda, tempo para um jantar convívio e uma sessão de esclarecimento sobre os sistemas de ensino – Português e Italiano. Foram debatidos vários

assuntos relacionados com a carga horária dos alunos e professores, a avaliação de alunos e professores, a composição dos órgãos de gestão e as estratégias e metodologias aplicadas em sala de aula que visam promover a inclusão de alunos de vários contextos e com necessidades diversas.

Em suma, foi uma semana intensa de partilha entre as professoras italianas e todos os professores que as receberam. Um especial agradecimento pela disponibilidade e colaboração de todos que contribuíram para que esta experiência de jobshadowing tenha sido um sucesso.

A organizadora desta experiência de jobshadowing, Graciete Inácio