Atualmente o Programa Nacional de Saúde Escolar considera prioritário a promoção da saúde mental, promovendo o desenvolvimento de competências pessoais e sociais, a resiliência, a autoestima e a autonomia, visando prevenir comportamentos de risco que podem surgir durante a adolescência
A sensibilização e informação dos Pais, Encarregados de Educação, Professores e Pessoal Não Docente constituem, numa perspetiva da saúde pública, um objetivo central para a prevenção de comportamentos de risco. A falta de conhecimento sobre causas e fatores para os comportamentos de risco, opções de intervenção e tratamento, particularmente no âmbito do desequilíbrio mental, podem limitar a procura de ajuda individual ou dos próximos.
Alguns dos objetivos gerais do Projeto + Contigo são:
Em termos de objetivos específicos temos:
- Promover habilidades sociais;
- Promover o autoconceito;
- Promover a capacidade de resolução de problemas;
- Promover a assertividade na comunicação;
- Melhorar a expressão e a gestão de emoções;
- Fortalecer redes de apoio nos serviços de saúde.
No próximo ano letivo o Agrupamento de Escolas da Lourinhã e o Agrupamento de Escolas D. Lourenço Vicente estarão envolvidos no Projeto + Contigo, tendo como objetivo central o desenvolvimento de estratégias formativas e de divulgação do conhecimento sobre esta temática. O coordenador nacional do Projeto + Contigo reforça a necessidade de intervir numa fase precoce do desenvolvimento em que (ainda) é possível “moldar”, de forma positiva, comportamentos e atitudes, atuando a um nível dito primordial de prevenção em saúde.
Será um projeto de investigação longitudinal baseada numa intervenção multinível em rede, pois envolve diferentes entidades promotoras, nomeadamente a Equipa de Saúde Local (Centro de Saúde da Lourinhã), a Equipa de Educação Local (Agrupamentos de Escolas) e a Equipa Coordenadora (Câmara Municipal da Lourinhã).
Sendo um projeto de intervenção, serão dinamizadas várias sessões sobre o estigma da doença mental, falar-se-á da etapa de desenvolvimento da adolescência, da importância da autoestima e do bem-estar psicológico e por último a resolução de problemas.
Na formação dos Pais/Encarregados de Educação será abordada a adolescência, sinais de alarme para os comportamentos de risco, fatores protetores e de risco e como pedir ajuda em caso de necessidade.
Para todos os que são Pais/Encarregados de Educação serão momentos de partilha para saber o que fazer perante estes comportamentos ou estar mais atento a estes “sinais e sintomas” que passam muitas vezes despercebidos e são silenciosos…