@ Notícias AEDLV

Soft Skills para o Séc. XXI – Uma experiência de formação de professores na Islândia

Soft Skills para o Séc. XXI – Uma experiência de formação de professores na Islândia

por Prof. Isabel Mergulhão Dias -
Número de respostas: 0
Soft Skills para o Séc. XXI – Uma experiência de formação de professores na Islândia

Foi no início de maio que as professoras Ana Caixaria, Graciete Inácio e Vanda Alves, do AEDLV, rumaram à Islândia, o país do gelo e do fogo, para um curso estruturado no âmbito do desenvolvimento de competências relacionadas com Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico e Criatividade, integrado no programa Erasmus+, sob o tema “Estratégias de Ensino e Comunicação Além-Fronteiras”. Foram 35 horas dedicadas à aprendizagem de estratégias inovadoras nas áreas da educação e formação, entre dinâmicas de role play, diferentes abordagens de dramatização, atividades de recurso à Inteligência Artificial, exploração de novas plataformas de aprendizagem e em que, num ambiente de muito boa-disposição, foram vividos momentos de partilha de aprendizagens e de “desconstrução” de ideias pré-concebidas.

Mas nem só de trabalho se fez o Erasmus. Foi-nos dito que o sucesso do Projeto Erasmus depende sempre da qualidade do curso, do local escolhido e das pessoas que o integram. Pois bem... numa semana em que a partilha de experiências entre professores de 11 países diferentes (e de muitas mais disciplinas e ciclos de ensino) se entrelaçou com as gargalhadas em contexto de trabalho, a Islândia, com as suas riquezas naturais, foi o palco perfeito para descobertas culturais, gastronómicas e artísticas, pelo que podemos dizer que tudo concorreu para o sucesso desta semana memorável. 

Num espírito de partilha de saberes, será realizada em breve uma Ação de Formação de Curta Duração, para que as técnicas de ensino-aprendizagem aprendidas e exploradas neste curso possam chegar a mais docentes, dando-lhes, igualmente, a oportunidade de integrar nas suas práticas pedagógicas uma dimensão ainda  maior de motivação e inclusividade.