"Trovaleiro da Dinamarca" || Projeto interdisciplinar
(Música e Português)
Vê Mais AQUI
Na Introdução do PASEO (Perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória) lê-se a certa altura: " No momento de equacionar e de fundamentar o que é relevante, adequado e exequível no contexto dos diversos níveis de decisão, é possível e desejável encontrar neste perfil orientações significativas. Constitui, assim, a matriz para decisões a adotar por gestores e atores educativos ao nível dos organismos responsáveis pelas políticas educativas e dos estabelecimentos de ensino. A finalidade é a de contribuir para a organização e gestão curriculares e, ainda, para a definição de estratégias, metodologias e procedimentos pedagógico-didáticos a utilizar na prática letiva."
Acreditamos que o produto final que agora partilhamos, e foi construído colaborativamente por alunos de cinco turmas com a coordenação pedagógica de três professores de duas áreas disciplinares distintas, é exemplo do que se escreve no excerto acabado de transcrever.
O conto "O Cavaleiro da Dinamarca" de Sophia de Mello Breyner Andresen resulta num testemunho pleno de humanismo e diversidade que possibilita o desenvolvimento de aprendizagens significativas envolvendo várias áreas disciplinares, permitindo a todos adquirir conhecimento e saber fazer.
Esta ideia, original do professor Hugo Mendes, professor de música, tem, ao longo dos anos, desafiado, no nosso agrupamento, professores de português e alunos do 7.º Ano. Depois da exploração do texto na disciplina de português, os alunos constroem, na disciplina de música sob a orientação do professor Hugo Mendes, pequenos momentos musicais que acompanham e contextualizam as partes relevantes da história do Cavaleiro da Dinamarca.
Partilha-se uma vez mais o resultado desse trabalho.
Ana Carolina Garrido, Hugo Mendes e Rosalina Simão Nunes