No âmbito do Projeto Erasmus +, três professoras do Agrupamento de Escolas D.Lourenço Vicente, Ana Neves, Catarina Sampaio e Edite Rodriguez deslocaram- se a Dublin (Irlanda), para participar numa formação intitulada" Talking to people: Cooperative Methodology for Teaching", que decorreu entre o dia 28 de fevereiro e 5 de março. Nela estiveram professores de vários países da Europa : Portugal, Espanha, Itália, França, Eslovénia , Croácia, Finlândia, Alemanha e Roménia. Esta formação teve os seguintes objetivos: - desenvolvimento de diferentes metodologias no processo ensino-aprendizagem; - aproximação dos professores dos diferentes ppaíses através de ideias práticas para ensinar; - planificação de atividades e desenvolvimento de materiais; - compreensão do SSiSistema Educativo Irlandês e das reformas que têm sido implementadas no respetivo Curriculum nos últimos anos; - encontro de pontos comuns para futura implementação de projetos e parcerias nas escolas europeias. A metodologia desta formação pretendeu ser: - um caminho para a comunicação entre professores de países da União Europeia; - um meio para o desenvolvimento de boas práticas ao nível do ensino-aprendizagem. Tendo como fundo um país riquíssimo em cultura, arte e tradições, foram apresentadas e desenvolvidas técnicas e ferramentas de trabalho muito inovadoras. Os participantes foram sempre encorajados a partilhar experiências e ideias com outros professores. Apesar de a língua de comunicação da formação ser o Inglês, foi sempre prioritária a ideia de que a língua nunca deve ser uma barreira à comunicação entre os professores dos vários países participantes; os meios audiovisuais sempre presentes em toda a formação, ajudaram a ultrapassar essa barreira. A parte teórica da formação, que consistiu em palestras e workshops, decorreu no Institut Public Administration de Dublin. Na parte cultural, foram feitas visitas de estudo " Field Project" a vários locais de Dublin com interesse histórico, cultural e artístico: Trinity College, Art Gallery Hugh Lane, Archeological Museum of Ireland e Loretto Colege. Houve, ainda, uma visita a dois locais fora da cidade de Dublin com um património histórico e cultural riquíssimo: Glendaloungh e kilkenny. Várias ideias chave ficaram desta formação: "O professor deve acreditar em si próprio, nas suas potencialidades, na sua capacidade de inovação". "Nenhum de nós é tão pequeno como nós todos” - esta ideia, na prática, pode ser aplicada a vários níveis: - na sala de aula com os alunos, aproveitando as capacidades de cada um, para a execução de atividades comuns; - no conjunto dos professores de uma Escola /Agrupamento; - ao nível dos diferentes países da Europa com as diferentes caraterísticas de cada um, na execução e desenvolvimento de projetos comuns. " O envolvimento de toda a sociedade na escola” - a aprendizagem não pode ser feita só dentro da escola, nem só com os livros escolares". Em todos os contextos, os alunos podem fazer a sua aprendizagem; os professores têm a capacidade de descobrir formas de ligar o mundo e os locais onde se encontram com inovadoras e criativas formas de aprendizagem. Da realidade escolar observada, destacam-se: o envolvimento das famílias e outros parceiros portadores de mais valias para o processo de ensino aprendizagem dos alunos, a escola pública de género e o contacto com o mundo exterior à escola, nomeadamente o mundo do trabalho. Esta experiência contribuiu para o enriquecimento pessoal e profissional e motivou-nos a estar atentos e sensíveis às inovações vindas de muitos pontos desta Europa que pretende unificar e integrar as diferenças. Ana Neves Catarina Sampaio Edite Rodriguez