Os alunos matriculados na disciplina de Francês comemoraram “La Chandeleur”, nos passados dias 30 de janeiro, na EB Dr. João das Regras, e 3 de fevereiro, na EB de Ribamar.
Em França, no dia 2 de fevereiro, celebra-se “La Chandeleur”, a Candelária, o Dia da Luz, 40 dias depois do Natal. O nome tem origem na palavra «candeia».
A tradição nasceu na época dos romanos. Era uma festa celebrada em honra do deus Pan. Durante toda a noite, os fiéis andavam nas ruas de Roma acenando tochas. Hoje, a Candelária é o dia dos crepes e constitui um momento mágico no seio das famílias francesas. Até há quem diga que, se se fizerem os crepes saltar com a mão direita, tendo uma moeda na mão esquerda, e se o crepe cair na frigideira direito, isso irá garantir prosperidade para toda a família ao longo do ano.
Os alunos confecionaram, venderam e provaram os crepes. Esta iniciativa teve também como obetivo ajudar os alunos que integram a Visita Cultural a França. Foram, assim, angariados 250,00 euros. Foi uma atividade bastante positiva, uma vez que, para além de envolver a comunidade escolar que participou de uma forma muito ativa, foi possível entrar em contacto com a gastronomia e cultura francesas. Os alunos agradecem a todos os elementos que permitiram que esta iniciativa se realizasse.
A coordenadora do projeto: Sílvia Barros